Irmãos japoneses no judô conquistam medalha de ouro no mesmo dia em Tóquio

·1 minuto de leitura
Aos 21 anos, japonesa Uta Abe conquistou o ouro na divisão feminina de 52kg do judô (Foto: Harry How/Getty Images)
Aos 21 anos, japonesa Uta Abe conquistou o ouro na divisão feminina de 52kg do judô (Foto: Harry How/Getty Images)

Provavelmente nenhuma família teve tanto motivo para comemorar nos Jogos Olímpicos de Tóquio neste domingo quanto os irmãos Abe. Dois judocas japoneses, Hifume Abe e Uta Abe, conseguiram o feito de se sagrarem campeões olímpicos no mesmo dia. 

O feito era inédito até hoje. Foi a primeira vez que dois irmãos conquistaram o ouro no mesmo dia em um esporte individual.

Leia também:

A primeira a vencer foi Uta Abe. A japonesa triunfou na divisão feminina de 52kg e, aos 21 anos, faturou o seu primeiro ouro em Olimpíadas. No caminho até o título, ela venceu a brasileira Larissa Pimenta com um ippon nas oitavas de final.

Pouco depois foi a vez de Hifumi Abe. O japonês, dois anos mais velho que a irmã, ficou com o ouro na categoria de 66kg. Ele superou na semifinal o brasileiro Daniel Cargnin, que fechou a disputa com o bronze.

Curiosamente, o ouro olímpico não é o único título que os irmãos Abe dividem. Ambos são os atuais bicampeões mundiais de judô em suas respectivas categorias. Eles conquistaram o Mundial em 2018 e 2019.

"Meu objetivo, mais do que vencer títulos consecutivos, era vencer como irmão e irmã. Desde que minha irmã mais nova venceu, eu me senti ainda mais pressionado a vencer também", disse Hifume depois da conquista em Tóquio.

Hifume e Uta Abe são naturais da cidade de Kobe, no Japão. A primeira vez que os dois haviam subido ao lugar mais alto do pódio juntos havia sido em 2017, quando ficaram com o ouro no Grand Slam de Judô, também em Tóquio.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos