Os melhores momentos do futebol brasileiro nas Olimpíadas

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·2 minuto de leitura
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
RIO DE JANEIRO, BRAZIL - AUGUST 20:  Neymar of Brazil bites his medal after the Olympic Men's Final Football match between Brazil and Germany at Maracana Stadium on August 20, 2016 in Rio de Janeiro, Brazil.  (Photo by Stuart Franklin - FIFA/FIFA via Getty Images)
Jogadores da Seleção comemoram a medalha de ouro nos Jogos do Rio em 2016Stuart Franklin - FIFA/FIFA via Getty Images)

O futebol do Brasil quer entrar para a história das Olimpíadas em Tóquio. Atual campeão no masculino e com um trabalho de construção no feminino durante o ciclo olímpico para o Japão, os brasileiros podem fazer com que o país seja o primeiro da história a ganhar os dois ouros da modalidade em uma mesma edição. Relembre cinco momentos do Brasil nas Olimpíadas no futebol.

1. Brasil 1x1 Alemanha - Final - Rio-2016

A primeira vez a gente não esquece, ainda mais em casa. Com Neymar, Gabriel Jesus, Gabigol, Luan e companhia, o Brasil fez história. Após uma primeira fase irregular, a seleção brasileira cresceu na fase decisiva e venceu a Alemanha nas penalidades para conquistar a primeira medalha de ouro da história do país no futebol nas Olimpíadas

Leia também:

2. Brasil 1x2 Estados Unidos - Final - Atenas-2004

Sem a presença masculina, a seleção brasileira feminina foi o futebol do país nas Olimpíadas de Atenas. Com Marta sendo “apresentada” para o grande público, a equipe foi superada pelos Estados Unidos na prorrogação, por 2 a 1, e ficou com a prata. Mesmo com a derrota, a segunda colocação representou a primeira medalha do futebol feminino brasileiro em uma edição de Olimpíadas.

3. Brasil 0x1 Estados Unidos - Final - Pequim-2008

Quatro anos depois, Marta, Formiga, Cristiane e companhia chegaram em mais uma final olímpica. Em Pequim, a seleção brasileira vinha de um ciclo repleto de conquistas, como o título dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e o vice-campeonato no Mundial de 2007. Contudo, mais uma vez na prorrogação, a equipe brasileira acabou derrotada por 1 a 0 e ficou mais uma vez com a medalha de prata nas Olimpíadas.

4. Brasil 0x2 França - Final - Los Angeles-1984

Então tricampeão do mundo, o futebol do Brasil nunca tinha subido ao pódio. Nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles, isso mudou. Com um time que contava com nomes como Mauro Galvão, Dunga e Gilmar, a seleção brasileira terminou com a medalha de prata, ao ser derrotada na decisão pela França.

5. Brasil 0x2 Noruega - Disputa do Bronze - Atlanta-1996

A primeira vez do Brasil no futebol feminino nas Olimpíadas quase acabou no pódio. Com um time que tinha como base Sissi, Pretinha e Katia Cilene, a seleção brasileira avançou para a semifinal como segunda colocada da chave e acabou derrotada na semifinal para a China. Na disputa do bronze, as brasileiras voltaram a ser superadas, agora pela Noruega por 2 a 0, e terminaram com o quarto lugar nas Olimpíadas de Atlanta-1996, a primeira com a presença do futebol feminino.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos