Esportes incomuns que não estão mais nas Olimpíadas

·3 minuto de leitura
cropped view of man and woman pulling rope isolated on black
Cabo de guerra já foi modalidade olímpica (Getty Images)

Com mais de 120 anos de vida, os Jogos Olímpicos foram adicionando modalidades e esportes ao longo de sua história. Em sua primeira edição, em 1896, apenas 9 modalidades foram disputadas. Em Tóquio, como comparação, teremos 46 modalidades, com quatro delas inéditas - surfe, skate, escalada e caratê - e beisebol e softbol voltando ao programa.

Apesar do número de esportes ter aumentado ao longo da história, alguns foram deixados pelo caminho pelos organizadores. Alguns deles, inclusive, são no mínimo inusitados. Você sabia que cabo de guerra, escalada de corda e até mesmo tiro ao pombo já foram esportes Oímpicos? Confira abaixo uma lista dos esportes mais esquisitos que já foram disputados em uma Olimpíada.

Leia também:

Duelo de pistola

Apesar do nome, o duelo olímpico não permitia que competidores atirassem uns contra os outros. Os atletas usavam pistolas com munição feita de cera, e tinham de acertar manequins posicionados a 20 ou 30 metros de distância. A modalidade teve participação em apenas duas edições dos Jogos Olímpicos, em 1906 e 1908.

Natação subaquática

Disputado apenas uma vez em 1900, o nado submerso era uma espécie de prova de resistência e distância ao mesmo tempo. Os competidores recebiam dois pontos para cada metro percorrido e um ponto por cada segundo debaixo d’água.

Cabo de guerra

Mais conhecido como uma brincadeira de criança do que esporte, o Cabo de Guerra esteve presente nos Jogos Olímpicos entre 1900 e 1920. Duas equipes de oito homens eram colocadas frente a frente, e o objetivo era puxar a outra equipe por “6 pés” (ou dois metros).

Escalada de corda

Prática comum nas aulas de educação física de antigamente, a escalada de corda também foi esporte olímpico. Disputada em cinco edições dos Jogos, a modalidade julgava a velocidade e postura do atleta, que tinha que escalar cerca de 15 metros. Em sua primeira edição, apenas dois participantes conseguiram chegar ao topo.

Corrida de barcos a motor

Disputada apenas uma vez em 1908, a modalidade foi um fracasso. Disputada em Southampton, seis das nove corridas foram canceladas por conta de problemas climáticos. Para piorar, nas três provas disputadas, apenas um competidor chegou até o final em cada uma delas.

Dança com maças

Parecida com um pino de boliche, a maça pode ser feita de madeira ou plástico, e pesa pelo menos 180g. O esporte rítmico consiste em segurar uma maça com cada mão e realizar uma sequência de movimentos e danças. Diferente do malabarismo, que também utiliza maças, a dança não permite que os pinos saiam de contato com a mão do participante. A modalidade foi disputada em apenas duas edições, em 1904 e 1932

Tiro ao pombo

Controverso já na época, o esporte foi disputado apenas nas Olimpíadas de 1900. A competição consistia em atirar no maior número de pombos vivos em um período estipulado. O vencedor do dia, Leo de Lundel, matou 21 pombos na disputa. A modalidade ainda foi disputada entre 1908 e 1924, mas com pombos de argila.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos