Olimpíadas: COI liga alerta após judoca do Sudão se recusar a enfrentar atleta de Israel

·2 minuto de leitura


No judô, o atleta Mohamed Abdalrassol, do Sudão, se recusou a enfrentar o israelense Tohar Butbul na fase oitavas de final da categoria até 73 kg das Olímpiadas de Tóquio. Como não compareceu a luta que deveria ter sido realizada na última segunda-feira, Abdalrassol se torna o segundo atleta a não entrar no tatame para enfrentar o judoca Tohar Butbul.

> Simone Biles desiste de final; veja o resumo do dia nas Olimpíadas

Na última sexta-feira, o judoca Fethi Nourine, da Argélia, desistiu das Olimpíadas depois dos sorteios da chave indicarem um possível duelo contra Tohar Butbul. Fethi e seu treinador confirmaram que o motivo pela desistência é a de que a Argélia se recusa a normalizar as relações com Israel. Ambos foram suspensos pela Federação de Judô.

No entanto, o motivo ou os motivos que levaram a desistência de Mohamed Abdalrassol não foram revelados. O judoca sudanês não se pronunciou, mas, mesmo assim, o Comitê Olímpico Internacional acompanha a situação.

- O COI está sempre preocupado com esses casos e está monitorando bem de perto. Se houver abusos flagrantes à Carta Olímpica, o COI tomará as medidas necessárias – afirmou James Macleod, Diretor do do Departamento de Relações com os Comitês Olímpicos Nacionais.

Por outro lado, o israelense Tohar Butbul se pronunciou sobre o caso. Butbul e sua equipe foram informados que a desistência de Abdalrassol teria ocorrido por uma lesão no ombro, o que não os convenceu.

- Essas coisas às vezes acontecem no judô, então não foi tão estranho para mim. Eu só tive que manter o foco e esperar pela minha primeira chance - comentou Tohar Butbul.

Vale ressaltar que as tensões entre Israel e Palestina voltara a aumentar ainda neste ano. Isso porque no mês de maio houve uma ameaça de despejo de palestinos no bairro de Sheikh Jarrah, que fica fora dos muros da Cidade Velha de Jerusalém.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos