De olho no G6, Fluminense faz a conta por uma vaga na próxima edição da Libertadores; entenda os números

·3 minuto de leitura


O Fluminense derrotou o RB Bragantino por 2 a 1, em um confronto direto, e segue na cola do G6 em busca de uma vaga na Copa Libertadores de 2022. Com isso, o LANCE! relembrou a nota de corte do G6 das últimas edições do Campeonato Brasileiro e fez projeções para a sequência do Tricolor na competição.


Com 32 pontos, os comandados de Marcão necessitam de pelo menos mais 27 ou 30 pontos para garantir uma vaga no G6. Vale lembrar que outras vagas podem surgir, visto que Flamengo e Palmeiras seguem na disputa da competição continental, e o rubro-negro também está nas semifinais da Copa do Brasil junto com o Galo.

Contudo, a projeção feita aqui pensa nas seis primeiras colocações e nos números que a equipe necessita alcançar. Ainda restam dezesseis rodadas, é o momento em que o Fluminense não pode cometer deslizes, sobretudo nas partidas em casa. Com o retorno da torcida - a tendência é que os tricolores voltem ao Maracanã contra o Fortaleza, no dia 6, caso o clube envie o protocolo para a presença do público.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

O primeiro compromisso desta reta final seria neste domingo, diante do Santos, mas a equipe paulista pediu o adiamento da partida, já que não poderá levar público devido à decisão da prefeitura de São Paulo. A presença da torcida será liberada a partir de 4 de outubro no estado. Outra partida que será adiante é entre Bahia e Ceará, em Salvador.

A equipe volta a treinar nesta quarta-feira depois de dois dias de folga. A partir da semana que vem, o Tricolor inicia uma maratona de dois jogos por semana. Com o adiamento do duelo com o Peixe, o Fluminense terá sete dias para se preparar, recuperar os atletas, e entrosar o time.

+ Fred em segundo: saiba quem são os maiores artilheiros da história do Campeonato Brasileiro

Na temporada passada, o Grêmio garantiu o 6º lugar com 59 pontos. No ano anterior, a nota de corte foi mais acima com o São Paulo fazendo 63 pontos. A nota de corte varia em cada edição, mas tudo irá depender do desempenho das equipes. Dessa forma, com pelo menos mais nove ou dez vitórias, o Fluminense poderá garantir a vaga no G6.

Pela frente, o "fator casa" será ainda mais essencial para a arrancada. Das 16 rodadas, oito delas serão no Rio de Janeiro, onde o time tem a sexta melhor campanha. Como mandante, já foram foram onze jogos, com 19 pontos, cinco vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Atualmente, a chance de garantir a vaga é de 32,6%, segundo o departamento de matemática da UFRJ.

Na lista abaixo, estão as notas de corte a partida de 2016, ano em que o Brasileirão se transformou de G4 em G6. Na sequência, o Fluminense jogará em casa contra Fortaleza, Atlético-GO, Flamengo, Sport, Palmeiras, América-MG, Internacional e Chapecoense. Como visitante, os adversários serão: Santos, Corinthians, Athletico, Ceará, Grêmio, Juventude, Atlético-MG e Bahia.

Confira a nota de corte (G6) das últimas edições do Campeonato Brasileiro

G6 final do Brasileirão de 2020: Flamengo, Internacional, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense e Grêmio - Pontuação do sexto colocado: 59.

G6 final do Brasileirão de 2019: Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, Athletico-PR e São Paulo - Pontuação do sexto colocado: 63.

G6 final do Brasileirão de 2018: Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético-MG. - Pontuação do sexto colocado: 59.

G6 final do Brasileirão de 2017: Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo - Pontuação do sexto colocado: 56.

G6 final do Brasileirão de 2016: Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Botafogo e Atheltico-PR - Pontuação do sexto colocado: 57.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos