Oito opções, cinco vagas: L! analisa situação de cada um dos gringos do São Paulo para o início da temporada

Arboleda é um dos gringos com vaga mais que garantida no Tricolor (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)


A data de estreia do São Paulo na temporada se aproxima (dia 15, às 18h30, contra o Ituano, no Morumbi). E com isso o São Paulo vai definindo o seu elenco para a próxima temporada com um problema primordial já chamando a atenção: o grande número de estrangeiros.

O clube já contava com o equatoriano Arboleda, o venezuelano Ferraresi, os argentinos Calleri e Galoppo, o uruguaio Gabriel Neves e o colombiano Orejuela. Ou seja, já são seis gringos no elenco, um a mais que o limite estabelecido pelo regulamento das competições no Brasil.

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.


+ Lucas Lima, Pato e outros: listamos 15 jogadores brasileiros famosos que estão sem time
+ Confira as principais negociações do futebol nacional no Mercado da Bola do L!

Mesmo assim, contudo, o clube foi ao mercado e acertou a contratação de mais opções vindas do exterior: o zagueiro argentino Alan Franco e o volante equatoriano Méndez.

Como espaço para todos não há, o LANCE! analisou cada uma das peças estrangeiras do plantel de acordo com o que vem sendo treinador pelo técnico Rogério Ceni na pré-temporada e antecipa para você quem deve jogar e quem deve esquentar banco entre os gringos tricolores neste início de ano. Confira:

TITULARES ABSOLUTOS
(Devem ocupar uma das cinco vagas de gringos)


Calleri

Ídolo máximo de uma torcida, o centroavante é homem de confiança de Ceni e única opções, por hora, para ser centroavante do time. Credenciais mais do que suficientes para lhe assegurar uma vaga nos 11 iniciais.

Arboleda

Candidato a 'virar brasileiro' para desinflar o acúmulo de gringos, o equatoriano só deixou a equipe no ano passado por conta da grave contusão. Recuperado, o tempo de casa, a adaptação confirmada e a qualidade do futebol lhe asseguram uma vaga.

Méndez

Apesar de ainda não ter sido oficializado até a conclusão desta reportagem, a contratação do titular equatoriano na última Copa do Mundo está encaminhada. E o volante tem espaço garantido na equipe, fazendo o segundo homem de meio-campo que reconstrói o jogo com velocidade. Peça escolhida a dedo por Ceni.

BANCO NO MÍNIMO ELES TÊM GARANTIDOS
(Concorrência com brasileiros, falta de confiança do treinador e momento podem fazê-los a ficar no banco, mas com chances de aparecerem no time)



Ferraresi e Alan Franco

Sim, juntamos dois em um aqui. O venezuelano já deu conta do recado no ano passado e agradou Ceni. O argentino chega cheio de expectativa e laureado por quase três anos de observação dos olheiros tricolores. Mas com Arboleda garantido, só um deve jogar. Os dois juntos, só quando o equatoriano não estiver disponível. E parece lógico que para atender o rodízio de gringos, o que não estiver como titular, não estará relacionado, para abrir espaço.

Gabriel Neves

Apesar de ter tido o seu momento de destaque no ano passado, parece pouco provável que o uruguaio seja escolhido no lugar de Pablo Maia como primeiro volante titular. A 'joia de Cotia' vem figurando em listas de maiores revelações do mundo, está sendo observdo por clubes ingleses e sai na frente pelo fim de temporada perfeito, enquanto Neves se recuperava de contusão. Mesmo assim, deve aparecer como opção no banco de reservas.

Galoppo

O reforço mais caro da história do São Paulo continua sem encher a alma de Ceni de empolgação. deverá ser mais um começo de ano como opção na reserva.

DISPENSÁVEIS
(Se aparecer interessados, é tchau e bença)


Orejuela

O lateral-direito volta de empréstimo, mas com outras opções no plantel, que vão de Igor Vinícius ao veterano Rafinha, muito pouco provável que ganhe espaço de outro gringo nas partidas. Jogar, jogar mesmo, só quando reservas forem a campo. O sonho é negociá-lo, mas não apareceram propostas até o momento nesta janela de transferências.

> Confira jogos, classificação e simule os resultados do Paulistão-23