O 'Rei' e a Rainha: Enfeitiçada por Pelé, Elizabeth II fez dele um cavaleiro

FOTO DO ARQUIVO: Pelé comemora gol

Por Gabriel Araujo

SÃO PAULO (Reuters) - Em 2022, o Reino Unido perdeu sua rainha e o Brasil seu "rei" do futebol --duas figuras gigantes do século 20 que se cruzaram pelo menos duas vezes ao longo dos anos.

O ex-companheiro de Pelé, Gerson, relembrou uma dessas vezes em entrevista à Reuters nesta semana. O ano era 1968, e Elizabeth foi a convidada de honra de uma partida de futebol no monumental estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante uma visita oficial ao Brasil. Após o jogo, ela presenteou Pelé com um troféu.

"Eu estava lá", disse Gerson, que venceu a Copa do Mundo de 1970 com o Brasil e também jogou contra o time de Pelé na partida de 1968. "Foi um momento marcante, a presença da rainha, o que não era comum no futebol --e aqui no Brasil foi só uma vez, exatamente neste jogo".

Gerson apareceu em fotos ao lado de Pelé, da rainha e de seu marido, o príncipe Philip, e disse que tinha uma foto do momento emoldurada e exposta em sua casa.

Conhecido como "O Rei", Pelé morreu na quinta-feira aos 82 anos após uma batalha contra o câncer de cólon, menos de quatro meses depois que a monarca mais antiga do Reino Unido faleceu aos 96 anos.

Pelé, que marcou um gol no amistoso que reuniu os melhores jogadores do Estado de São Paulo e os melhores jogadores do Rio de Janeiro, relembrou o jogo quando a rainha morreu em 8 de setembro.

Ele disse no Twitter que admirou Elizabeth desde a primeira vez que a viu pessoalmente, quando "ela veio ao Brasil para testemunhar nosso amor pelo futebol e experimentou a magia de um Maracanã lotado".

Anos depois, em 1997, a rainha homenageou Pelé com o título de cavaleiro honorário do Império Britânico. Ele relembrou o momento em uma postagem no Instagram em 2017, quando agradeceu "todo o povo britânico pelo carinho".

Após a notícia de sua morte na quinta-feira, o estádio de Wembley, em Londres, foi iluminado com as cores amarela e verde do Brasil com uma placa com seu nome. O príncipe e a princesa de Gales compartilharam uma foto da homenagem nas redes sociais.

(Reportagem de Gabriel Araujo)