O que você precisa saber para começar a terça-feira

Foto: MIGUEL SCHINCARIOL/AFP via Getty Images
Foto: MIGUEL SCHINCARIOL/AFP via Getty Images

Mortes em Paraisópolis seguem repercutindo pelo país, Donald Trump estremece relação com Jair Bolsonaro e novo presidente da Funarte dá declaração surreal.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Confira o que você precisa saber para começar a terça-feira (03):

Nove mortes em Paraisópolis

Atestados de óbito de quatro das nove vítimas que morreram no último fim de semana após uma desastrosa operação policial em um baile funk na comunidade de Paraisópolis, na zona Sul de São Paulo, apontam asfixia e trauma na medula como a causa do óbito. Os documentos divergem da versão da Polícia Militar. João Doria, Governador de São Paulo, disse que a política de segurança do Estado não mudará.

Trump estremece relação com Bolsonaro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que irá retomar imediatamente tarifas norte-americanas sobre importações de aço e alumínio do Brasil e da Argentina. O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, afirmou que não vê como retaliação a decisão dos Estados Unidos. Bolsonaro disse que, se for necessário, vai ligar para o presidente norte-americano e espera ser compreendido por ele.

Nova tentativa de Lula

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação da decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que o condenou a 17 anos, um mês e 10 dias de prisão no processo do sítio de Atibaia, um dos que foram abertos no âmbito da Operação Lava-Jato. Lula foi considerado culpado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Declaração surreal

Maestro e agora presidente da Funarte, Dante Mantovani também tem outra ocupação: youtuber. No canal Dante Mantovani, com mais de 6 mil inscritos, o novo integrante do governo costuma tirar dúvidas sobre música erudita, mas também aproveita para praticar um dos esportes favoritos do YouTube: compartilhar teorias da conspiração. Em um dos vídeos, ele diz que o rock leva ao aberto e ao satanismo.

Violência injustificável

A câmera de segurança de uma residência em Pelotas, no Rio Grande do Sul, capturou o momento em que dois policiais militares agridem dois jovens de 18 anos com socos e chutes. Os dois agentes foram afastados do policiamento e terão sua conduta investigada pela Brigada Militar. Os policiais já se aproximam com socos e chutes, e um deles chega a apontar a arma para um dos jovens. A violência continua durante a revista dos dois, que em seguida são liberados. Segundo um dos agredidos, a dupla estava indo estudar.

Decisão cara

Após a derrota para o Flamengo, o Palmeiras optou por uma reformulação no comando do clube. Com as demissões de Mano Menezes e Alexandre Mattos, o alviverde gastará pouco mais de R$ 3 milhões. E a “culpa” disso é do próprio ex-diretor de futebol do Verdão.

Leia também