O que você precisa saber para começar a quinta-feira

Foto: AP Foto/Nelson Antoine
Foto: AP Foto/Nelson Antoine

Lula tem pena mantida e ampliada para 17 anos no caso do sítio em Atibaia, julgamento polêmico envolvendo antigo Coaf fica perto de definição e dicas para Black Friday que se aproxima.

Confira o que você precisa saber para começar a quinta-feira (28):

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Pena mantida e ampliada

Por unanimidade, os três desembargadores da 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) votaram por manter a condenação e ampliar a pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia. No julgamento, em Porto Alegre, os desembargadores se manifestaram com relação a um pedido da defesa de Lula para anular a sentença da primeira instância. Durante a votação, houve até um momento curioso protagonizado por um desembargador.

Resposta de Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu à fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que as pessoas não deviam se assustar se alguém pedisse um novo AI-5 diante de eventual radicalização, ao afirmar que o povo tem direito de se manifestar e que o governo do presidente Jair Bolsonaro precisa saber que a democracia não é "um pacto de submissão".

Julgamento encaminhado

Falta apenas um voto para o Supremo Tribunal Federal formar maioria a favor do compartilhamento irrestrito de informações de órgãos de controle como a Unidade de Inteligência Financeira (UIF), antigo Coaf, e a Receita Federal para instruir investigações criminais do Ministério Público e das polícias civil e federal. O julgamento da matéria no STF foi suspenso com o placar de 5 votos a 1 a favor dessa tese e será retomado na tarde desta quinta-feira (28).

Black Friday chegando

O medo de cair em pegadinhas e promoções falsas pode espantar muita gente da Black Friday, mas não se engane: muitas lojas online realizam ofertas verdadeiras no período de comércio aquecido. Basta saber encontrar a promoção correta. Existem ferramentas online que ajudam a identificar promoções reais e a passar longe da famosa “Black Fraude”: confira as dicas.

Nomeação sem sentido

Novo presidente da Fundação Cultural Palmares, órgão responsável pela promoção da cultura afro-brasileira, o jornalista e militante de direita Sérgio Nascimento de Camargo já afirmou que no Brasil não existe "racismo real", que a escravidão foi "benéfica para os descendentes" e que o movimento negro precisa ser "extinto". Nomeado para o cargo, Camargo é um usuário frequente de redes sociais, onde defendeu o fim do feriado da Consciência Negra, criticou manifestações culturais ligadas à população negra e atacou diversas personalidades negras.

Relação estremecida

A ótima relação entre Flamengo e Santos foi para o espaço. Tudo porque José Carlos Peres, presidente do Peixe, acusou de forma maluca o Rubro-Negro de não pagar em dia os valores da compra de Bruno Henrique. Os dirigentes do Fla negaram a dívida, apresentaram ao Blog do Nicola dados comprovando os pagamentos em ordem e prometeram uma resposta à altura para Peres.

Leia também