5 passos para seguir antes de remover uma tatuagem

Remoção de tatuagem com laser. Foto: Damiangretka / Getty Images
Remoção de tatuagem com laser. Foto: Damiangretka / Getty Images

Por: Lara Castillo

Além das estatísticas, basta olhar ao seu redor para perceber que nos últimos anos o número de pessoas tatuadas aumentou bastante. E não apenas entre os mais jovens, os adultos também aderiram a essa tendência.

Receba no seu Whatsapp as novidades sobre o mundo dos famosos (e muito mais)

Quase 30% das pessoas nos Estados Unidos têm pelo menos uma tatuagem, mas apenas 5% estão felizes com a decisão. As informações são do “WebMD”, com base em um estudo do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Tecnologia do Texas,

Segundo a empresa alemã “Dalia Research, que em 2018 realizou um estudo em 18 países, o México, ficaria em 16º lugar entre os países com maior percentual de pessoas que tem pelo menos uma tatuagem, cerca de com 32% da população.

Itália, Suíça, Estados Unidos, Austrália, Argentina, Espanha, Dinamarca, Reino Unido, Brasil e França estão no top 10 dos países com mais pessoas tatuadas.

Sem arrependimentos, tudo tem uma solução (ou quase)

As modas passageiras, as separações, ajudar um amigo que está iniciando a carreira de tatuador, tentar fazer uma tatuagem em casa e falhar, além de decisões precipitadas sobre o estilo e design do desenho estão entre as principais razões pelas quais as pessoas se arrependem de terem feito uma tatuagem.

Mas o que acontece se você não quiser mais ter a tatuagem? Algumas pessoas optam por fazer alterações no desenho, mudando seu significado, outras preferem remover por completo, um processo que, felizmente, está se tornando cada vez mais acessível.

Atualmente existem várias técnicas de remoção de tatuagens, com ótimos resultados e efeitos colaterais mínimos. No entanto, existem alguns pontos que devem ser analisados antes de você decidir se expor a um procedimento desse tipo.

Existem vários métodos para remover uma tatuagem. Foto: Robertprzybysz / Getty Images
Existem vários métodos para remover uma tatuagem. Foto: Robertprzybysz / Getty Images

Diferentes procedimentos para remover uma tatuagem

Você precisa ter em mente que, embora seja fácil fazer uma tatuagem, sua remoção é bem mais difícil, especialmente se tiver sido feita por alguém que não seja um profissional qualificado ou por um tatuador que utilize materiais de qualidade duvidosa. Mas vamos às opções, pois existem quatro tratamentos disponíveis para a remoção de tatuagens:

  1. Excisão cirúrgica: Esta técnica é recomendada somente quando a tatuagem for pequena, porque se for muito grande será necessário o uso de enxertos de pele. O procedimento é realizado com uma cirurgia que remove a pele tatuada e as incisões são fechadas com pontos.

  2. Dermoabrasão: Como no tratamento das marcas de acne, esse procedimento remove as camadas superficiais da pele com um instrumento abrasivo. A eficácia total não é garantida porque a pele pode ficar com algumas cicatrizes e num tom mais pálido do que o resto do corpo.

  3. Laser: Esse tratamento consiste na aplicação de uma luz de alta intensidade na pele para destruir a cor do pigmento. O pigmento se fragmentará em pequenas partículas que serão então reabsorvidas pelo corpo e eliminadas pela drenagem linfática. Para um resultado satisfatório, você precisa passar por várias sessões. As áreas de peles mais finas, como os pulsos, o pescoço ou as partes da mama feminina, apresentam resultados mais rápidos do que áreas com pele mais grossa, como pernas e costas. É uma técnica dolorosa, mas altamente recomendada se quiser um bom resultado.

  4. Tratamento com luz intensa pulsada: A luz pulsada estimula a produção de colágeno. O tratamento é aplicado nas camadas superficiais da pele, conseguindo queimar a tatuagem. É uma técnica muito menos dolorosa do que o laser e precisa de menos sessões. No entanto, a pele vai precisar de vários meses para cicatrizar bem e pode levar até um ano para ver os resultados.

Como funciona a remoção: dor, inchaço, dormência e vermelhidão

Como dito anteriormente, remover uma tatuagem é muito mais difícil do que fazê-la, e muitas vezes os resultados não são tão bons quanto se esperava. Portanto, antes de iniciar um processo de remoção de tatuagem, é importante baixar sua expectativa e conversar com alguém que já tenha feito o tratamento antes, para ter uma noção melhor do que esperar do resultado. Procure algumas fotos com o antes e o depois e decida se aquele é o resultado que você deseja alcançar.

Você deve consultar profissionais registrados, que possam esclarecer suas dúvidas e explicarem bem claramente sobre os possíveis riscos.

O processo escolhido deve contemplar o tipo de tatuagem e da pele da pessoa. “É necessário consultar um médico ou um especialista em dermatologia antes de remover uma tatuagem porque o procedimento ideal pra você pode ser diferente“, indicam os profissionais de dermatologia da “The List”.

Remoção de tatuagem a laser requer várias sessões. Foto: AndreyPopov / Getty Images
Remoção de tatuagem a laser requer várias sessões. Foto: AndreyPopov / Getty Images

O que acontece depois que você remove a tatuagem?

Dor, inchaço, dormência e vermelhidão são alguns dos sintomas mais comuns após a remoção de uma tatuagem. O dermatologista Ibrahimi, consultado pelo “The List”, explica que existem métodos para minimizar a dor depois da remoção. “Cremes e gelo podem ajudar a diminuir a dor do laser, se a tatuagem for pequena”.

“Deve-se ter em mente que o local onde foi feita a tatuagem pode determinar quanta dor e desconforto você vai sentir ao removê-la. Certamente, temos partes do corpo que são mais sensíveis“, disse o Dr. Brauer, outro profissional consultado.

Ele ainda acrescenta: “Nos casos em que se experimente muita dor, é utilizada anestesia local“.

Os cremes para remover tatuagens funcionam?

A resposta mais simples é NÃO, não funcionam. Por que? De acordo com a “Healthline” esses cremes tentam remover tatuagens descamando a camada superior da pele, mas não fazem o serviço prometido e apenas causam feridas e queimaduras.

Esse tipo de creme contém produtos químicos como ácido tricloroacético, que apesar de ser usado na técnica de dermoabrasão e para o tratamento de outras condições da pele, pode ser perigoso, se usado sem a supervisão de um profissional.

Perguntas que você deve fazer a um profissional antes de decidir remover uma tatuagem

  • Qual procedimento é o mais seguro para minha pele?

  • Quanto vai custar a remoção?

  • Quanto tempo leva para concluir o tratamento? Eu precisarei passar por várias sessões?

  • Existe algum risco?

  • Vai ser doloroso? Que tipos de anestesia ou analgésicos podem ser usados no procedimento?

  • Qual será a eficácia do tratamento?

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos