O que vem por aí na rodada europeia de fim de semana

Foto: AP

Com dois clássicos nacionais e outras partidas que prometem pegar fogo, a rodada de fim de semana vem forte dos dias 17 a 19 de março. As cinco grandes ligas europeias vão ferver com os confrontos desta rodada. Quer saber o que acompanhar? Então olha só o que a gente separou:

>>> Sexta-feira, 17 de março

Foto: AP

16h30 Dortmund x Ingolstadt, Campeonato Alemão

Visando se recuperar da derrota na última rodada, para o Hertha Berlim, o Borussia Dortmund jogará diante da Muralha Amarela para castigar o Ingolstadt, vice-lanterna da competição. Em terceiro lugar, os aurinegros querem ultrapassar o RB Leipzig e restaurar a ordem natural das coisas na Alemanha. Cheiro de goleada no ar.

Foto: AP

16h45 Las Palmas x Villarreal, Campeonato Espanhol

A rodada na Espanha começa com um desafio delicado para o Submarino Amarelo. Nas Ilhas Canárias, a valente equipe de Fran Escribà enfrenta o Las Palmas, que adora dificultar a vida dos clubes da parte de cima da tabela. Mesmo em 12º, os Canários são muito bons mandantes e não venderão barato o resultado para o Villarreal.

>>> Sábado, 18 de março

Foto: AP

11h30 Werder Bremen x RB Leipzig, Campeonato Alemão
O Leipzig também tropeçou na última rodada e quer desfazer a má impressão que ficou quando perdeu em casa para o Wolfsburg. O problema é que o Werder também está motivado para escapar da zona de rebaixamento. Em 15º, a equipe de Bremen pode oferecer muito perigo ao Leipzig, que terá de se expor ao ataque para somar pontos. Jogo duro.

Foto: AP

12h Stoke x Chelsea, Campeonato Inglês
O Stoke se segura na nona posição e faz uma campanha sólida, ainda que não tenha nenhuma ambição maior na temporada. O problema é que o adversário de sábado é o líder Chelsea, que tem dez pontos de vantagem na liderança e quer abrir ainda mais para o Tottenham. A ver se os Blues conseguem nadar de braçada no Britannia Stadium.

Foto: AP

12h15 Athletic Bilbao x Real Madrid, Campeonato Espanhol

De volta aos gramados da Espanha, o Real Madrid precisa segurar a liderança. O sufoco das últimas rodadas dá o tom de um fim de disputa bem acirrado entre os madridistas e o Barcelona. Para que tudo termine bem, é preciso vencer no Novo San Mamés. E o Bilbao (7º) será um oponente duríssimo nesta caminhada rumo ao título espanhol.

Foto: AP

13h Nantes x Nice, Campeonato Francês

O Nice ainda acredita que pode ser campeão francês. Cada vez mais dependendo de um milagre ou de uma incrível derrocada do Monaco, a equipe de Mario Balotelli viaja para pegar o Nantes, 10º colocado na tabela e que não vem de uma sequência boa na competição. Chance boa para os rubro-negros voltarem a vencer.

>>> Domingo, 19 de março

Foto: AP

08h30 Empoli x Napoli, Campeonato Italiano
Fora de casa, o terceiro colocado Napoli quer mais uma grande vitória para a sua campanha na Serie A. O adversário é o Empoli, velho conhecido do técnico Maurizio Sarri, que passou por lá antes de assumir o time napolitano. É sempre um jogo difícil no Carlo Castellani e o Napoli sabe disso. Se quiser continuar perseguindo a Roma por uma vaga na próxima Champions, os partenopei precisam destes pontos. Só que o Empoli luta contra o rebaixamento e também está desesperado para somar. Jogo bem complicado.

Foto: AP

09h Middlesbrough x Manchester United, Campeonato Inglês
De olho no quinto lugar, ocupado pelo Arsenal, o Manchester United vai ao Riverside Stadium para enfrentar o Middlesbrough, que está na zona de rebaixamento e corre sério risco de voltar à Championship. Pior ainda para o Boro que a fase não é boa e já são duas derrotas seguidas. Será que aí vem a terceira?

Foto: AP/Dave Thompson

  11h Caen x Monaco, Campeonato Francês
O líder Monaco está com a bola cheia. Depois de classificar-se para as quartas de final da Liga dos Campeões eliminando o Manchester City, a equipe monegasca pega o Caen e promete mais um show de bola do melhor ataque da competição. O adversário está apenas em 15º lugar e não deve oferecer muita resistência.

Foto: AP

11h Sampdoria x Juventus, Campeonato Italiano

Em nono lugar e em franca recuperação, a Sampdoria venceu o clássico contra o Genoa na semana passada e está com moral. No entanto, parece que a boa fase está chegando ao fim, já que o adversário de domingo é a líder Juventus. Fica difícil projetar algum ponto neste duelo em especial…

Foto: AP

11h15 Tottenham x Southampton, Campeonato Inglês
O Tottenham é a equipe que joga o futebol mais convincente da Inglaterra. Mesmo sem liderar, o time de Mauricio Pocchettino vem em grande estilo para mais uma rodada. O adversário é o Southampton de Claude Puel, que está em 10º, mas não quer saber de entregar o ouro para os Spurs.

12h15 Atlético de Madrid x Sevilla, Campeonato Espanhol
O Atlético de Madrid comemorou no meio de semana a classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões. O contraste é forte com o Sevilla, que decaiu demais na temporada e acabou eliminado pelo Leicester. Ambos duelam no Vicente Calderón na tarde de domingo e o Atlético é favoritíssimo para levar esses três pontos. Agora a palavra de ordem no Sánchez Pizjuán é recuperação.

Foto: AP

13h30 Manchester City x Liverpool, Campeonato Inglês

Aí também temos um clássico nacional. O Manchester City aposta todas as suas fichas em uma campanha boa no Inglês e no título da Copa da Inglaterra, já que fracassou na Liga dos Campeões. No domingo, os Citizens recebem o Liverpool no que promete ser o jogo mais interessante da jornada na Premier League. Um ponto separa os rivais, que podem trocar de lugar se o Liverpool vencer. Vale uma vaga na próxima Champions.

Foto: AP

13h30 Monchengladbach x Bayern, Campeonato Alemão

O clássico alemão da rodada é protagonizado quase sempre pelo Bayern, pelo menos desde o fim dos anos 1970. Em péssima campanha, o Borussia M’Gladbach está apenas em nono, bem longe das vagas europeias. Para desfazer esta imagem desanimadora, os Potros querem derrubar os líderes mais uma vez. Uma tarefa complicada para Carlo Ancelotti e seus pupilos.

Foto: AP

16h45 Barcelona x Valencia, Campeonato Espanhol
O Barcelona tropeçou contra o Deportivo La Coruña fora de casa no domingo passado. Em busca de um triunfo que pode reabilitar a equipe na competição, os catalães recebem o recuperado Valencia, que começou muito mal, mas agora já consegue respirar no meio da tabela, em 13º. Para o Barça, que é vice-líder, só a vitória interessa no Camp Nou.

Foto: AP

16h45 Roma x Sassuolo, Campeonato Italiano

Para fechar os trabalhos da Serie A no fim de semana, a Roma recebe o Sassuolo e deve escalar alguns reservas em virtude da partida contra o Lyon na Liga Europa, no meio de semana. É quase impossível ser campeão, mas a luta dos romanistas é por uma vaga direta para a Liga dos Campeões. Vencer o Sassuolo neste contexto é mais do que fundamental.

Foto: AP

17h Paris Saint-Germain x Lyon, Campeonato Francês
Encerrando a rodada no Francês, o Paris Saint-Germain fará um grande clássico com o Lyon, em busca da liderança da competição. Só que os Gones não querem ceder mais pontos, pois ainda precisa se segurar na única vaga francesa para a Liga Europa. Um duelo com todos os ingredientes para a emoção. Imperdível.