O que vem por aí na rodada europeia de fim de semana

Felipe Portes
Foto: AP

Aos poucos, o fim da temporada vai se aproximando. Os favoritos aos títulos vão se mostrando, as vagas europeias se definem lentamente e expectativa aumenta para sabermos o desfecho das cinco grandes ligas. Como sempre, a cada fim de semana, nós contamos para você quais são os melhores jogos para se acompanhar. Olha só o que o futebol europeu prepara nos próximos dias:

Sexta-feira, 17 de fevereiro

Foto: AP

17h45 Bastia x Monaco, Campeonato Francês

Abrindo os trabalhos da rodada, o líder Monaco se prepara para mais um desafio. Fora de casa, contra o modesto Bastia, o vice-lanterna, podemos esperar muitos gols de Falcao García e seus colegas. É o melhor ataque da Europa contra um time que está no limite do abismo. O resultado parece óbvio.

Foto: AP

17h45 Juventus x Palermo, Campeonato Italiano

Para segurar a vantagem de sete pontos na liderança, a Juventus terá uma verdadeira moleza na sexta-feira. Em casa, a Velha senhora recebe o Palermo, o primeiro time da zona de rebaixamento e que vem de alguns tropeços cruciais para a sua sobrevivência na Serie A. Visando o jogo da Liga dos Campeões na outra semana, os bianconeri podem escalar tranquilamente o time reserva que ainda vencerão com folgas a partida.

>>>>

Sábado, 18 de fevereiro

Foto: AP

10h Sporting Gijón x Atlético de Madrid, Campeonato Espanhol

A coisa está esquentando no Espanhol. A briga pela ponta não é a única que está animando as rodadas da Liga. Fora de casa, no sábado, o Atlético viaja a Gijón para pegar o Sporting e tenta manter a boa fase. Em quarto lugar, a equipe de Diego Simeone está na cola do Sevilla, em terceiro, de olho na vaga para a Liga dos Campeões. Sorte do Atleti, que pega o 18º na classificação.

12h30 Dortmund x Wolfsburg, Campeonato Alemão

É difícil continuar esperando alguma coisa do Dortmund nesta temporada. Os aurinegros de Thomas Tuchel perderam outra vez na rodada passada e agora buscam recuperação diante do ameaçado Wolfsburg no sábado, no Signal-Iduna Park. A missão dos mandantes (4º) é fazer um bom placar para reduzir a distância para o Leipzig, vice-líder. Jogo que promete um bom número de gols.

Foto: AP

12h30 Frankfurt x Ingolstadt, Campeonato Alemão

No mesmo horário, o terceiro colocado Frankfurt também joga a sua sobrevivência na zona europeia contra o Ingolstadt. Na semana passada, os rubro-negros levaram uma surra do Leverkusen e ficaram a perigo, mas deram sorte que os rivais de cima e de baixo na tabela também perderam. O duelo agora é diante do vice-lanterna, seriamente ameaçado de rebaixamento. Hora de mostrar força, Frankfurt.

Foto: AP

12h30 Hertha x Bayern, Campeonato Alemão

O Hertha vinha muito bem na competição, mas acabou decaindo um pouco ao longo das rodadas. Hoje em sexto lugar, a equipe recebe o líder Bayern de Munique e quer causar furor com uma vitória. Sobretudo porque na última partida, o Hertha foi derrotado pelo Schalke e se distanciou do G4. Para o Bayern, manter o ritmo e a vantagem para os que vem logo atrás é o objetivo da vez. E ninguém duvida que eles conseguirão.

Foto: AP

13h Huddersfield x Manchester City, Copa da Inglaterra

As oitavas de final da Copa da Inglaterra começaram. O torneio mais antigo do mundo começa a afunilar e os pequenos continuam se metendo entre os grandes para sobreviver o maior tempo possível. Fora de casa, o Manchester City enfrenta o Huddersfield, da segunda divisão. Poupando alguns titulares, a equipe de Pep Guardiola não deve ter problemas no confronto.

Foto: AP

13h15 Real Madrid x Espanyol, Campeonato Espanhol

Olho no líder! O Real Madrid fez a lição de casa na Champions e agora quer novamente atropelar um adversário no Santiago Bernabéu. Apenas um ponto separa os madridistas do Barcelona, mas existe a vantagem de ter dois jogos a menos na tabela. O rival deste sábado é o Espanyol, que se firmou na nona colocação e tem um desempenho interessante na Liga. É jogo para dois gols ou mais.

Foto: AP

15h30 Wolverhampton x Chelsea, Copa da Inglaterra

Aí temos o Chelsea, que também enfrenta um adversário da segundona pelas oitavas da Copa da Inglaterra. Fora de casa, a missão dos Blues de Antonio Conte é derrubar o perigoso Wolverhampton, que também já deu trabalho para muita gente na Copa da Liga Inglesa. Osso duro de roer, mas o favorito continua sendo o Chelsea.

Foto: AP/Lionel Cironneau

17h Lorient x Nice, Campeonato Francês

O encanto acabou? Como o Nice saiu da posição de favorito ao Francês para ir tão mal nas últimas rodadas? Em terceiro e vendo até o Paris Saint-Germain à frente, a equipe de Balotelli e Dante tenta juntar forças para voltar à carga. O rival é o Lorient, o lanterninha da competição.

Foto: AP

17h45 Sevilla x Eibar, Campeonato Espanhol

Não podemos nos esquecer do Sevilla, o terceiro colocado em um campeonato tão polarizado por Real e Barça. A equipe de Jorge Sampaoli quer manter a força na temporada e enfrenta o Eibar, outra surpresa, que está em sétimo. Vai ser bem mais difícil do que parece, já que o Eibar vem de três vitórias e duas goleadas por 4-0. Será que…?

>>>>

Domingo, 19 de fevereiro

Foto: AP

11h Chievo x Napoli, Campeonato Italiano

Na manhã de domingo, teremos um novo capítulo na campanha do Napoli pela Serie A. A vontade de se recuperar da derrota para o Real Madrid na Champions leva a equipe de Maurizio Sarri a um jogo crucial na luta pelo título ou por uma vaga direta para a Europa. Em Verona, os napolitanos enfrentam o 11º colocado na classificação. Mas que não quer vender barato este resultado.

Foto: AP

11h Fulham x Tottenham, Copa da Inglaterra

Mirando o acesso para a primeira divisão por meio dos play-offs, o Fulham também tem altas ambições na Copa da Inglaterra. Os Cottagers recebem o rival Tottenham para um dérbi londrino valendo vaga nas quartas de final. Imprevisível, sobretudo se os Spurs escalarem um time misto para o confronto.

Foto: AP

11h30 Mönchengladbach x Leipzig, Campeonato Alemão

Olha o vice-líder aí em campo outra vez. O RB Leipzig vem de uma derrota constrangedora para o Hamburgo e só quer se recuperar para manter a posição. O adversário é o Borussia M’Gladbach, fora de casa. Para o azar dos taurinos, os Potros estão em décimo e venceram os últimos três confrontos pela Liga. Jogão de bola na manhã de domingo.

Foto: AP

13h15 Blackburn x Manchester United, Copa da Inglaterra

Outro que pega um time da segundona é o Manchester United. A viagem é para Blackburn, onde os Red Devils enfrentam o time campeão inglês de 1995. Nos últimos anos, a história não foi tão animadora para os Rovers, mas mesmo assim, podem dificultar a sobrevivência dos comandados de José Mourinho. Vale um passaporte para a fase de quartas de final.

Foto: AP

14h Roma x Torino, Campeonato Italiano

A perseguição da Roma à Juventus continua com mais uma partida difícil pela Serie A. Ainda invicta no Olimpico, a equipe da capital recebe o Torino e busca vingança pela derrota no primeiro turno. O Toro está em nono lugar e não deve ceder estes pontos com facilidade. Missão duríssima para Luciano Spalletti e seus meninos.

Foto: AP

16h45 Barcelona x Leganes, Campeonato Espanhol

O Barcelona não pode ficar se lamentando sobre a goleada sofrida para o PSG na Champions. O 4-0 fora de casa detonou a moral da equipe, mas agora é hora de reagir. Em casa, o time catalão recebe o Leganes e tudo indica que teremos um placar absurdo para compensar o vexame no meio de semana. Pobre do Leganes, que está apenas em 17º.

Foto: AP

16h45 Milan x Fiorentina, Campeonato Italiano

No fim da tarde de domingo, o Milan volta a jogar e tem uma pedreira pela frente. A Fiorentina é a oitava e vem de uma boa vitória ante a Udinese. Veremos no San Siro se os mandantes sairão da incômoda sétima colocação ou se perderão o posto para a Viola jogando em casa. Partidão que não se pode perder.

Foto: AP

17h Paris Saint-Germain x Toulouse, Campeonato Francês

O campeão acordou? O massacre contra o Barcelona deu uma confiança incrível ao PSG para o restante da temporada. Em casa, os parisienses miram a liderança em duelo contra o Toulouse e podem encostar no Monaco. Em nono, o Toulouse também pode complicar essa batalha se endurecer o jogo contra o PSG. Veremos em campo, no fim de tarde do domingo.

>>>>

Segunda-feira, 20 de fevereiro

Foto: AP

16h55 Sutton x Arsenal, Copa da Inglaterra

Da quinta divisão inglesa vem o grande azarão da temporada. O Sutton United recebe o Arsenal e pode causar mais um grande choque no futebol inglês se avançar. A equipe já conseguiu a façanha de não disputar nenhuma das quatro ligas profissionais na Inglaterra e eliminar o Coventry City em 1989. Será que a fantasia se repete para eles?