O que estará em jogo quando a bola rolar pela última rodada da Premier League?

·3 minuto de leitura

Na tarde deste sábado (22), conhecemos o desfecho de duas das cinco principais ligas da Europa: a Bundesliga, que conheceu seus rebaixados e classificados às competições continentais; e LaLiga, que reservou emoção até o último minuto, e teve o Atlético de Madrid como seu grande campeão. No domingo, será a vez de França, Itália e Inglaterra apreciarem a rodada final de seus respectivos campeonatos nacionais, com a Premier League reservando uma briga acirradíssima em seu G4.

City conquistou campeonato inglês com grande antedecência | PAUL ELLIS/Getty Images
City conquistou campeonato inglês com grande antedecência | PAUL ELLIS/Getty Images

Com o campeão já definido (Manchester City) e seus três rebaixados já confirmados - Fulham, West Bromwich e Sheffield United -, a grande emoção da 38ª e derradeira jornada do nacional mais badalado do futebol mundial fica a cargo da disputa por vaga à próxima Champions League: 3 times brigam por duas posições entre os quatro primeiros colocados, enquanto que a sexta posição, que garante classificação para a Liga Europa, também está em aberto.

Abaixo, trazemos as principais informações dos cinco jogos que envolvem equipes que ainda brigam por algo no torneio:

1. Aston Villa x Chelsea

Chelsea ainda disputa duas frentes na temporada | Richard Heathcote/Getty Images
Chelsea ainda disputa duas frentes na temporada | Richard Heathcote/Getty Images

Data e hora: 23 de maio, às 12h de Brasília, em Birmingham (ING)
Onde assistir: DAZN

Não há nenhuma dúvida de que a grande prioridade do Chelsea neste final de temporada é a busca pelo bicampeonato europeu, contudo, o clube londrino não pode negligenciar a última partida da Premier League: se ficar de fora do G4 e perder a decisão da Champions para o City, no próximo sábado (29), ficará de fora da edição de 2021/22 do torneio continental.

Atual terceiro colocado com 67 pontos, os Blues encaram o Aston Villa, time que ocupa a 11ª colocação de momento com 52 pontos. Os Villains já não brigam por mais nada no torneio.

2. Liverpool x Crystal Palace

Liverpool agora depende apenas de seus esforços pelo G4 | Marc Atkins/Getty Images
Liverpool agora depende apenas de seus esforços pelo G4 | Marc Atkins/Getty Images

Data e hora: 23 de maio, às 12h de Brasília, em Liverpool (ING)
Onde assistir: ESPN Brasil

O Liverpool tinha situação altamente crítica no campeonato até a 33ª rodada, mas engatou uma série de quatro vitórias consecutivas e agora depende apenas de seus próprios esforços para terminar a competição na quarta colocação, garantido na próxima edição da Champions League.

Para o time de Jürgen Klopp, atual quarto colocado com 66 pontos, basta uma vitória contra o "desinteressado" Crystal Palace, atual 13º colocado com 44 pontos.

3. Leicester City x Tottenham

Leicester repetirá enredo trágico da temporada passada? | Pool/Getty Images
Leicester repetirá enredo trágico da temporada passada? | Pool/Getty Images

Data e hora: 23 de maio, às 12h de Brasília, em Leicester (ING)
Onde assistir: ESPN

O Leicester City chegou à reta final da Premier League com chances até de ser o vice-campeão inglês, mas para desespero de seu torcedor, o time de Brendan Rodgers vem repetindo o enredo da temporada passada, quando perdeu gás justamente nas últimas partidas e saiu da zona de classificação à Champions na última jornada.

Caiu da terceira para a quinta posição e, com 66 pontos totais, precisa vencer o seu jogo e torcer por um tropeço de Chelsea ou Liverpool. Empate contra o Tottenham e derrota dos Reds também serve aos Foxes.

4. E a briga pela Liga Europa?

Disputa pela sexta posição está muito em aberto | Clive Rose/Getty Images
Disputa pela sexta posição está muito em aberto | Clive Rose/Getty Images

Só existe uma vaga à próxima Liga Europa em aberto via Premier League, já que a quinta posição necessariamente ficará com aquele time que sobrar na corrida pela Champions: Chelsea, Liverpool ou Leicester.

A sexta posição é ocupada, neste exato momento, pelo West Ham. Os londrinos somam 62 pontos e precisam apenas de um empate na rodada final (encaram o Southampton) para não depender de mais nenhum resultado. Este jogo terá transmissão do ESPN App, e será no mesmo horário dos demais: 12h de Brasília.

O Tottenham é o 7º colocado com 59 pontos, e não está em situação fácil: além de ter que vencer o seu jogo contra o Leicester, precisará torcer por uma vitória do Southampton contra os Hammmers.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos