O que esperar do Paulistão 2018, grupos C e D, com Patrícia Fagundes

Patrícia Fagundes

Vamos continuar nossa saga de Campeonato Paulista 2018? 

Após fazer uma avaliação dos Grupos A e B do Campeonato Paulista 2018, hoje trago um pouco sobre os grupos C e D e quais as perspectivas de cada equipe para a competição. 

Grupo C do Campeonato Paulista 2018

O grupo C contempla mais uma força do futebol paulista: o Palmeiras. Juntamente com o Alviverde, São Bento, Ferroviária e Novorizontino fazem frente a esse grupo e irão buscar os seus espaços. Por ser a maior força do grupo, o Palmeiras deverá assegurar a primeira colocação; já a segunda posição deverá ficar entre São Bento e Novorizontino.

Palmeiras

Após a conquista do Brasileirão em 2016, o ano de 2017 não foi muito produtivo para o Palmeiras. Em 2018, o Porco pretende mudar isso, com alguns atletas sendo vendidos - como Mina, Róger Guedes, Arouca e Egídio -, mas também com caras novas. As principais contratações são o meia Lucas Lima do Santos e o lateral Diogo Barbosa do Cruzeiro. O goleiro Weverton do Atlético-PR também é novo no elenco, além dos zagueiros Pablo do Corinthians e Emerson Santos do Botafogo. É possível ainda que sejam contratados mais alguns atletas, entre eles o volante Walace que está no Hamburgo na Alemanha e Ricardo Goulart, meia que está no Guangzhou Evergrande na China.

No Paulista Série A1 o Palmeiras passa por um jejum de quase uma década; a última conquista do Paulistão foi em 2008. Em 2015 o Porco foi vice-campeão, em 2016 ficou na quarta colocação e 2017 ficou com a terceira posição. Será 2018 o ano de conquistar esse título novamente?

Minha prévia para o Palmeiras: líder do grupo C.

São Bento

Talvez para muitos, este seja um desses clubes do interior que aparecem apenas nas competições estaduais, mas o São Bento possui tradição e já é um clube centenário (104 anos). A história não deixa de ser parecida com outros clubes como a Portuguesa, que aos poucos foram desaparecendo do cenário nacional. Mas o São Bento vem se destacando nos últimos anos e inclusive em 2018 disputará a Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2016 foi o 3ª colocado da Série D e 2017 o 3ª da Série C, uma ascensão bem interessante.

O Bentão chega para esse Paulistão 2018 com um elenco que tem se preparado constantemente nos últimos meses. São mais de dez atletas novos contratados para a temporada, o que exige que a equipe treine e consiga um bom entrosamento. O meia Lucas Crispim, até então atleta do Santos, agora integra o elenco.  O clube de Sorocaba sonha com um grande ano.

Minha prévia para o São Bento: 2ª posição do grupo C.

Ferroviária

Campeã da Copa Paulista em 2017, a Ferroviária nunca conseguiu vencer uma temporada de Paulistão: o maior feito foi a 3ª colocação lá em 1968. É mais uma equipe de tradição que ficou para trás, embora o clube tenha apenas 67 anos. No cenário nacional o time disputa nesse ano a Série D. 

Para 2018, o elenco será totalmente reformulado, com 25 novos nomes. Destaques para algumas contratações como a do atacante João Paulo Penha, que pertence ao Bahia, mas estava emprestado ao CRB, a de Wellington Júnior, também atacante, com passagem pelo Paysandu em 2017, o lateral Diogo Mateus, que teve passagem por Ponte Preta e Criciúma, além de ser formado na base do Internacional e o lateral Moacir com passagens por Luverdense, Corinthians e Sport.

Minha prévia para a Ferroviária: 4ª posição do Grupo C.

Novorizontino

A equipe vem se preparando com uma sequência de jogos-treinos buscando ajustar o que ainda for necessário para iniciar a temporada do Paulistão 2018 com chances de partir para a próxima fase da competição, além de fazer sua estreia esse ano na Série D do Brasileirão.

O Novorizontino contratou reforços com nomes conhecidos para a temporada de 2018. O Jean Patrick, que passou pela Ponte Preta que estava no Albirex Niigata no Japão se juntou ao elenco do Tigre, assim como Adilson Goiano também com passagem pela Macaca, ambos meias. E talvez o mais badalado de todos seja Magno Alves, com mais de 300 jogos de atuação no Fluminense e passagem pelo Ceará, além do empréstimo de Safira do Londrina, que brilhou em 2017 no Tubarão.

Minha prévia para o Novorizontino: 3ª posição do Grupo C.

Grupo D Campeonato Paulista 2018

O último grupo do Paulistão 2018 contempla mais uma potência do futebol paulista, o Santos. Também temos aqui, Botafogo-SP, Mirassol e RB Brasil. Naturalmente o Santos, que fez boa campanha em 2017, é favorito para liderar o grupo D. Além disso o Peixe quer voltar a vencer o Paulistão, o qual já foi conquistado por 7 vezes desde 2006. 

Santos

O Peixe chega com vários reforços para a temporada desde o treinador: Jair Ventura assumiu o elenco e outros atletas ainda chegam. Até o momento, Eduardo Sasha, atacante do Internacional e Romário, lateral do Ceará, estão acertados com o clube, mas é bem provável que mais atletas cheguem até o início da temporada, até porque vários nomes foram vendidos, como os meias Lucas Lima e Jean Mota, os atacantes Thiago Ribeiro e Ricardo Oliveira e há interesse de três clubes por Copete, o que obriga o Peixe a realizar novas contratações.

Minha prévia para o Santos: líder Grupo D.

Botafogo-SP

O clube de Ribeirão Preto disputa esse ano a primeira divisão do estadual e a terceira divisão nacional. Após uma campanha fraca na Série C de 2017 e um quase rebaixamento para a Série D, o Botafogo-SP se prepara para fazer uma temporada melhor.

Com um total de dezesseis reforços para a temporada, podemos esperar um elenco bem diversificado e com nomes que atuaram pela Série B no ano passado, entre eles o lateral Marcos Martins do CRB, o volante Diones do Boa Esporte e o atacante Lelê do Ceará. Naturalmente, com um número muito grande de novos atletas, é provável que mesmo que a equipe venha treinando, falte entrosamento, o que não deve permitir que o clube avance no Paulistão 2018.

Minha prévia para o Botafogo-SP: 2ª posição do Grupo D.

Mirassol

O Mirassol é até então uma equipe candidata a ser coadjuvante nesse Campeonato Paulista 2018, mas vem fazendo várias contratações que podem fazer a diferença no elenco, embora seja complicado competir com os grandes clubes.

A principal novidade no Leão é o retorno do atacante Xuxa, ídolo do clube, que passou por Ponte Preta e Figueirense em 2017, além de Douglas Baggio, revelado na base do Flamengo e com passagem em alguns clubes da Série B, e o lateral Bruno Oliveira, que atuou pelo Bragantino na temporada passada.

Minha prévia para o Mirassol: 4ª posição do Grupo D.

RB Brasil

Após a eliminação da Série D 2017, resta ao Red Bull Brasil competir pelo Paulistão em 2018 e uma possível Copa Paulista; a vaga para a quarta divisão pode sim chegar, mas para isso seria necessário pelo menos as quartas de final do Campeonato Paulista. Só que a equipe não possui garantias quanto a isso - inclusive em sequer passou da fase de grupos em 2017.

Um destaque é o empréstimo do meia Thomaz do São Paulo para disputar o Paulistão 2018, assim como Matheus Oliveira, vindo da base do Santos para o período da competição. Ao total, foram nove contratados para a temporada. Mesmo com todas as contratações, acredito que o RB Brasil não consiga de fato ir longe na competição.

Minha prévia para o RB Brasil: 3ª posição do Grupo B.

Um grupo que pode embolar

Ao meu ver, um dos grupos que pode ter maior emoção na disputa da segunda vaga é o D, já que as equipes procuraram investir em novos atletas e modificaram bastante os seus elencos, o que pode deixar esses times um tanto equivalentes em qualidade. Acredito que esse grupo possa até mesmo reservar surpresas para o Paulistão 2018.  Será que é possível? No Bet365 você encontra todos os odds para o Campeonato Paulista A1 alguns dias antes do início da competição.