O que é o estilo Y2K, que conquistou jovens nas redes sociais

O que é o estilo Y2K? Foto: Reprodução/Pinterest e Instagram
O que é o estilo Y2K? Foto: Reprodução/Pinterest e Instagram

Por Natália Eiras (@naeiras)

Saia plissada de cintura média. Cardigã cropped como blusinha. Óculos de lentes coloridas e gloss, muito gloss na boca. Esta poderia ser uma descrição de um look à la Britney Spears ou Spice Girls no início dos anos 2000, mas é assim que as pessoas adeptas do estilo Y2K, que tem bombado nas redes sociais, se vestem em 2020.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News

De acordo com a criadora de conteúdo Talitah Sampaio, que ama a estética e que fala sobre moda e beleza nas redes sociais, a sigla Y2K, que significa “year two thousand” (ano 2 mil, em tradução livre), tem a ver com o “bug do milênio”. “Esse nome veio desse fenômeno que todo mundo achou que iria acontecer na virada dos anos 1990 para os anos 2000”, afirma. Na época, havia receio de que a virada do século “confundisse” os sistemas computadorizados. “E como a moda é muito cíclica, os anos 2000 já é considerado vintage e, por isso, as pessoas têm voltado a usar versões modernas dos looks dessa década.”

Leia também

Personalidades como Paris Hilton, Lizzie McGuire, personagem da série homônima feita por Hillary Duff, Carrie Brandshaw, de “Sex and the City”, e as Spice Girls são algumas das referências desse pessoal. Summer e Marissa, de “The OC”, e Sharpay, de “High School Musical”, também inspiram os looks dos adeptos do Y2K. “São personagens cuja estéticas têm muito a ver com sua autenticidade”, fala Talitah Sampaio.

E não são apenas os tik tokers que curtem esse estilo. Famosas como Dua Lipa, com seu cabelo bicolor e tic tacs, também abusam dos looks dessa estética. Assim como Bella Haddid, que apareceu, no VMA 2020, com lápis preto na linha d’água e cabelo com mechas desconectadas.

Como voltou?

Para a criadora de conteúdo, o primeiro sinal de que os anos 2000 estavam voltando foi quando Beyoncé usou, em 2018, a bolsa Saddle, modelo da Dior desenhada por John Galliano para a coleção de Primavera/Verão do início do século. A grife voltou a produzir o acessório, que, na sua época original, já fez parte do look de Carrie Bradshaw e Paris Hilton. Foi o retorno da bolsa baguete, indispensável para o visual de qualquer famosa até os anos 2010.

Mas nem todos os adeptos são nostálgicos por terem usado tendências como essa. Alguns entraram em contato com a estética por conta da série “Euphoria”, do canal pago HBO. “As personagens Maddie e Cassie traziam muitos elementos dessa década em seus looks”, afirma a criadora de conteúdo. A personagem de Alexa Demie, por exemplo, usava calças de cintura baixa com recortes laterais, piercing no umbigo e pedrinhas de strass na maquiagem. Já a feita por Sydney Sweeney optava por sombras cintilantes azuis e vestidos camisolas.

Outro fator foi a popularização do movimento Free Britney, que apoia a luta da cantora na Justiça contra seu próprio pai, Jamie Spears, pelo controle de seu espólio. “Aí os jovens, sensibilizados, procuravam sobre a cantora no Google e via fotos da Christina Aguilera, Paris Hilton, na época em que Britney estourou”, diz Talitah.

Mas a criadora de conteúdo garante que nem tudo é igual aos anos 2000 originais, quando o padrão de beleza era bem mais rígido e que, para serem bonitas, as mulheres precisavam ser magérrimas e com os cabelos escorridos. “As pessoas estão adaptando para que todo mundo possa curtir, fazendo versões modernas desses looks para diversos tipos de corpos”.

O que não falta no armário Y2K?

Calça reta de cintura média: “É aquela calça que fica bem no lugar na cintura e que seja confortável larguinha”, afirma Talitah Sampaio. Nada de cintura excessivamente baixa.

Tênis branco de plataforma: “Não chega ser o sapato das Spice Girls, mas é o com solado alto, super confortável e estiloso”.

Cardigãs como cropped: se forem peludinhos com amarrações no busto, como uma espécie de bolero, ficam ainda mais dentro da estética.

Conjunto esportivo: lembra o look de blusa e calça da Juicy Couture que a Paris Hilton vivia usando em “Simple Life”? Ele está de volta, principalmente durante a quarentena.

Bolsa baguete: ela é tão pequena que quase some embaixo do seu braço. “É um acessório prático por ser pequeno, mas caber tudo o que você precisa”.

Óculos de sol coloridos: sejam eles bem pequenos, pousados na ponta do nariz, ou com as lentes maiores.