O que de melhor aconteceu na rodada europeia de fim de semana

Felipe Portes
Foto: AP/Daniel Ochoa de Olza

Um jogo simplesmente fantástico marcou a história do clássico entre Real Madrid e Barcelona. No último minuto, Lionel Messi resolveu o duelo para o Barça fazendo dois gols. O resultado equilibrou o resto do Campeonato Espanhol, que voltou a estar aberto em um ponto decisivo. Mas não foi só isso que aconteceu nas cinco grandes ligas.

Alemanha: O dia dos tropeços

O Bayern não conseguiu sair da rodada com uma vitória. Em uma semana frustrante, a equipe bávara não passou pelo Mainz, mesmo jogando em casa. O placar de 2-2 evidencia uma fragilidade do time de Carlo Ancelotti, que não consegue impor seu domínio. Por sorte, o RB Leipzig também não venceu, esbarrando no Schalke pelo placar de 1-1.

No clássico da rodada, o Borussia Dortmund bateu no M’Gladbach por 3-2, encostando de vez na vaga para a Liga dos Campeões. Agora a briga ficou boa no G4.

Após 30 rodadas, o Bayern lidera com 70, o Leipzig vem com 62, o Dortmund soma 56 e o Hoffenheim 55.

Espanha: O jogo do ano

Em casa, o Real Madrid esperava vencer o Barcelona e disparar na liderança, sagrando-se campeão de La Liga. Porém, o que a equipe de Zinedine Zidane não esperava era uma atuação coletiva tão ruim. Apesar de sair na frente, o Real tomou a virada com grande noite de Messi, que marcou o primeiro e viu Rakitic mandar uma bomba para anotar o segundo. Quando James Rodríguez entrou, a partida mudou por alguns instantes, mas o drama estava desenhado.

Com um a menos desde a expulsão de Sergio Ramos, por carrinho violento em Messi, o Real sofreu para lidar com a inferioridade numérica. E em um contragolpe fatal, acabou pagando o preço. Sergi Roberto saiu em velocidade, rolou para Jordi Alba, que achou Messi. Sempre decisivo, o camisa 10 ganhou o jogo no último minuto e ainda provocou a torcida local. Ele apareceu para salvar os visitantes. O placar de 3-2 colocou o Barça provisoriamente na liderança.

O Barça agora soma 75 pontos, os mesmos do Real, com um jogo a mais. Logo atrás, o Atlético de Madrid tem 68 e o Sevilla soma 65.

França: A briga dos 80

Na raça, o Monaco bateu o Lyon fora de casa e somou pontos importantes na sua busca pelo título. Agora os líderes pararam nos 80 pontos. Com o placar de 2-1, os monegascos deram mais um passo crucial para segurar a posição.

Logo atrás, o Paris Saint-Germain também fez sua parte e bateu o Montpellier por 2-0, pressionando os líderes. A briga acontecerá por mais quatro rodadas. Quem leva a melhor no final? Por enquanto, a situação é esta:

Monaco e PSG com 80, brigam pela taça. O Nice, com 74, está classificando para a Liga dos Campeões.

Inglaterra: Dérbi londrino na final da Copa

Na rodada da Copa da Inglaterra, as semifinais indicaram os dois últimos times do torneio. O Chelsea bateu fácil no Tottenham por 4-2 e deu um recado que vale para a Premier League: existe um favorito ao título. Para o último jogo em Wembley, os Blues enfrentarão o Arsenal.

No domingo, os Gunners superaram o Manchester City com um gol de Alexis Sanchez, na prorrogação. O placar final foi de 2-1, dando a Arsène Wenger uma chance de renovar sua passagem com mais uma taça.

Pela Premier League, o Liverpool tropeçou em casa contra o Crystal Palace (1-2) e se complicou. Porque o Manchester United está só a dois pontos atrás e com dois jogos a fazer. Neste domingo, os Red Devils bateram o Burnley fora de casa, por 2-0.

A classificação lá em cima é a seguinte: Chelsea com 75, Tottenham com 71, Liverpool com 66 e Manchester City com 64. Agora o United, que está em quinto, soma 63. As coisas esquentaram.

Itália: A goleada para o hexa

A Juventus fez sua parte para encerrar a rodada tranquilamente. Em primeiro lugar e com nove pontos à frente da Roma, a Velha Senhora detonou o Genoa no domingo, por 4-0. Com cinco partidas restantes, falta pouco para os bianconeri comemorarem o título.

Como a Roma joga apenas segunda-feira, o Napoli tinha a obrigação de vencer para manter pressionando. Porém, fora de casa, a equipe napolitana não conseguiu superar o Sassuolo e ficou só no 2-2. Ainda restam quatro pontos para tirar na tabela. Por fim, o show desta rodada veio da Lazio, que fez 6-2 no Palermo, equipe vice-lanterna que está rumo à Série B.

A classificação de momento é esta: Juventus com 83, Roma com 72, Napoli com 71, sendo o último credenciado à Liga dos Campeões.