O que de melhor aconteceu na rodada europeia de fim de semana

AP Photo/ Rui Vieira

As coisas voltaram a ficar interessantes na Inglaterra. Um tropeço do Chelsea contra o Manchester United reduziu a distância entre os líderes para quatro pontos. O Tottenham voltou a sonhar, graças ao time de José Mourinho, que fez uma grande partida em Old Trafford. Esses e outros destaques você conhece no nosso habitual resumão de todo domingo.

Alemanha: Errar na hora certa

Existe uma hora certa e uma hora errada para cometer equívocos. Com ampla vantagem na liderança do Alemão e muito perto do título, o Bayern só empatou com o Bayer Leverkusen em 0-0 e deixou o RB Leipzig se aproximar. Nada mortal, mas os taurinos estão chegando outra vez.

Em sua partida, a equipe de Leipzig deu show e meteu 4-0 no Freiburg, empolgando a torcida. Pelo menos uma vaga na Liga dos Campeões eles conseguem. Por falar em jogo com muitos gols, o Hoffenheim seguiu em terceiro depois de impor um placar de 5-3 contra o Borussia Mönchengladbach. Insano.

Com estes resultados, o Alemão fica com este G4, após 29 rodadas: Bayern com 69, Leipzig com 61, Hoffenheim com 54 e Dortmund com 53.

Espanha: O mesmo placar para os gigantes

Real Madrid e Barcelona venceram na rodada, e com certo sufoco. Os dois conseguiram placares de 3-2 em suas partidas, mantendo a situação como estava na última semana. Fora de casa, o Real bateu o Sporting Gijón e segurou a barra. Isco comandou o show, marcando dois gols e se firmando como um grande coringa.

Já o Barcelona, que vem três pontos atrás, passou pela Real Sociedad em casa e continuou a perseguição aos rivais. O 3-2 foi construído com dois gols de Messi e um de Paco Alcácer, o reserva de Neymar que deixou sua marca. A luta continua e teremos um clássico decisivo na próxima semana, podendo indicar quem será o campeão. Detalhe: a partida é em Madri.

O G4 na Espanha é este, após 32 rodadas: Real Madrid com 75, Barcelona com 72, Atlético com 65 e Sevilla com 62.

França: A longa disputa

Monaco e Paris Saint-Germain estão disputando rodada a rodada a taça desta temporada na Liga Francesa. E pelo menos neste fim de semana, ambos fizeram a lição de casa. Os monegascos passaram pelo Dijon pelo simples placar de 2-1, o que serviu para manter a vantagem na ponta. E olha que o time de Falcao García saiu atrás. Mas o próprio Falcao fez o segundo e garantiu a vitória.

Fora de casa, o PSG pegou o Angers e fez 2-0 no placar, comandado por Di María, autor dos dois tentos. Enquanto a distância for mínima e os dois seguirem firme e em boa forma, vai ficar difícil apontar o campeão. Mas que o Monaco tem a vantagem emocional, isso é fato. Fora o futebol desempenhado pelos meninos de Leonardo Jardim.

Após 33 rodadas, o G3 da França é este: Monaco com 77, PSG com 74 e Nice com 73.

Inglaterra: O sonho do Tottenham

Graças ao Manchester United, o Campeonato Inglês ainda está vivo. A batalha pela taça ganhou emoção com o novo tropeço do Chelsea, agora contra o Manchester United. Em Old Trafford, os líderes sucumbiram diante de uma bela atuação dos Red Devils, que chegaram ao 2-0 com gols de Rashford e Herrera.

O Tottenham, ah, o Tottenham. Outra vez, os Spurs fizeram a festa da torcida, vencendo por 4-0 o Bournemouth e sobrevivendo no campeonato. Consistência eles já mostraram que têm. E na reta final? Vão aguentar? Logo atrás, o Liverpool continua sonhando com a Liga dos Campeões ao vencer o West Brom por 2-1. Com um jogo a menos, o Manchester City também passou pelo Southampton pelo placar convincente de 3-0 e ainda tem chance de pegar uma vaga direta para a Champions. Equilíbrio demais.

Após 32 rodadas, o Chelsea é líder com 75 pontos, o Tottenham vem atrás com 71, o Liverpool tem 66 e o Manchester City tem 64.

Itália: Um sábado cheio de emoções

A Juventus saltou mais alto para alcançar o hexacampeonato italiano. Ao derrotar o Pescara fora de casa por 2-0, a equipe bianconera se beneficiou de um escorregão da Roma em casa para ampliar novamente a vantagem na tabela. São oito pontos e sete jogos restantes, uma missão impossível para os romanistas.

A Roma não conseguiu superar a Atalanta e ficou só no 1-1 no Olimpico, deixando a Juve disparar e o Napoli se aproximar. Ao fim da tarde, os napolitanos bateram a Udinese por 3-0 e encostaram na Roma, ficando a apenas dois pontos. Outro evento que merece destaque na rodada é o dérbi de Milão. Inter e Milan fizeram um jogaço (destaque no vídeo) e empataram em 2-2, o que foi ruim para ambos, que precisavam encostar na zona europeia.

O G4 italiano é este após 32 rodadas: Juventus com 80, Roma com 72, Napoli com 70, Lazio com 61.