O que de melhor aconteceu na rodada europeia de fim de semana

Felipe Portes
Foto: AP

Depois do anúncio que Luís Enrique não ficará no Barcelona na próxima temporada, o time parece ter reagido. Ao golear o Celta, a equipe catalã se manteve na liderança do Espanhol. O Real Madrid também venceu, mas não brilhou. Nas outras grandes ligas, o Monaco dominou e também deu mais um passo para o título, assim como o Bayern. Vamos a um resumo do que de melhor aconteceu no fim de semana de futebol europeu.

Alemanha: Contagem regressiva

O Bayern não teve dificuldades pra bater o Colônia fora de casa e com um placar de 3-0, se afastou ainda mais na liderança. A comemoração foi porque o RB Leipzig vacilou e só empatou com o Augsburg em 2-2, fora de casa, deixando a vantagem crescer para sete pontos em relação ao Bayern. Temos uma decisão?

Mas o jogo mais bonito da rodada na Alemanha foi o do Dortmund, que recebeu o Bayer Leverkusen e fez 6-2, com imponência. O resultado foi trágico para os Aspirinas, que demitiram o técnico Roger Schmidt.

Após 23 rodadas, o G4 do Alemão é este: Bayern com 56, Leipzig com 49, Dortmund com 43 e Hoffenheim com 41.

Espanha: A volta do grande Barcelona

O Barcelona arrebentou com o Celta graças a Messi. O argentino fez dois gols e deu uma assistência para Neymar durante a goleada por 5-0 no Camp Nou. É o primeiro jogo da equipe catalã após o anúncio oficial de que Lucho sairá do comando da equipe na próxima temporada. O Real Madrid não vacilou e bateu o Eibar por 4-1, fora de casa. Não foi o suficiente para retomar a liderança.

Correndo por fora, o Sevilla espera a terça-feira chegar para poder somar mais pontos, no duelo contra o Alavés. O Atlético de Madrid fez sua parte e bateu o Valencia, em casa, por 3-0, equilibrando a briga pela vaga na Liga dos Campeões.

Após 26 rodadas, o G4 da Espanha é este: Barcelona com 60, Real Madrid com 59, Sevilla com 55 e Atlético de Madrid com 49.

França: O Monaco está imparável

Com muita força, o Monaco vem chegando para o título francês. Ao atropelar o Nantes por 4-0 em casa, a equipe monegasca continuou na ponta e ganhou ainda mais confiança. Logo atrás, o Paris Saint-Germain também somou seus pontinhos ao derrotar o Nancy. Mesmo com certa dificuldade, os parisienses fizeram a lição de casa e conseguiram um sofrido 1-0 para garantir a perseguição.

O Nice também sobrevive. Depois de vencer o Dijon por 1-0, fora de casa, a equipe rubro-negra mantém o sonho e fica a apenas três pontos de assumir a ponta, dependendo, claro, de derrotas do Monaco e do PSG.

O G4 francês após 28 rodadas é este: Monaco com 65, PSG e Nice com 62, Lyon com 47.

Inglaterra: Um vice encardido

O Tottenham diminuiu temporariamente a distância para o Chelsea, já que os líderes só jogam na segunda-feira. Em casa, contra o Everton, os Spurs se deram bem e fizeram 3-2, mas com aquela emoção no fim. O Manchester City, que vem atrás, passou pelo lanterninha Sunderland por 2-0 e se segurou onde está na tabela.

Pelo clássico da rodada, o Liverpool superou o Arsenal no Anfield e voltou a sonhar com a Liga dos Campeões. Em casa, os Reds meteram 3-1 nos Gunners para selar a vitória. Correndo por fora, o Manchester United perdeu muitas chances e acabou só empatando com o Bournemouth, em Old Trafford. O placar de 1-1 desanimou um pouco a arrancada dos Red Devils.

Por agora, o G4 do Inglês é este: Chelsea com 63, Tottenham com 56, Manchester City com 55 e Liverpool com 52.

Itália: Até quando falha, a Juventus dá sorte

A líder da Serie A não venceu o seu jogo do fim de semana. Em Udine, a equipe da Juventus não conseguiu superar a Udinese e saiu de campo com um empate em 1-1. Seria trágico se a Roma não tivesse perdido para o Napoli na capital italiana. Foi a primeira vez que os romanistas perderam pontos no Olimpico, o que também representou o título virtual da Juve, que dificilmente deixará escapar oito pontos de vantagem.

O placar de 2-1 construído pelos napolitanos foi uma prova da predestinação de Mertens, autor dos dois gols que afundaram a Loba em seus domínios. Muito forte e preciso, o Napoli explorou os erros dos mandantes para conseguir uma vitória importantíssima. De olho na terceira e última vaga para a Liga dos Campeões, a Lazio bateu o Bologna fora de casa e continuou sonhando.

Após 27 rodadas, a tabela da Serie A indica estes quatro clubes na ponta: Juventus com 67, Roma com 59, Napoli com 57 e Lazio com 53.