O Carioca vai voltar? Como está a situação do futebol no estado do Rio de Janeiro?

Goal.com

O Campeonato Carioca já tem data para voltar. Clubes e dirigentes aguardam o aval do governo estudal para retomar o futebol já na quinta-feira, 18 de junho. Embora seja o segundo estado mais impactado pela pandemia do novo coronavírus, o Rio de Janeiro deve ser o primeiro a voltar com o futebol.

Durante reunião com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) e o Conselho Arbitral, os clubes acordaram em voltar no dia 20, sábado. Porém, Bangu e Flamengo, devem se entrentar na quinta-feira. Os clubes foram os primeiros que voltaram a treinar durante a quarentena e aceitaram antecipar a data inicial em dois dias.

Até a manhã do dia 16 de junho, o Rio de Janeiro soma 79.572 casos confirmados da Covid-19 e 7.672 mortes, isso sem contar a subnotificação que existe. O estado do sudeste tem números inferiores apenas a São Paulo, que é o verdadeiro epicentro da pandemia no país, com mais de 178 mil casos e mais de 10 mil mortes até 16 de junho.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Botafogo e Fluminense, porém, estão descontentes com esta decisão do Conselho Arbitral. Os dois clubes queriam a volta do futebol apenas em julho, aumentando o tempo para que o número de mortes diárias diminua no Estado. Eles foram votos vencidos e podem voltar a atuar no dia 22, segunda-feira.

Tanto o Alvinegro quanto o Tricolor devem entrar em breve na justiça desportiva para barrar esta volta do Carioca. Os dois clubes creem que necessitam de mais tempo para realizar testes da Covid-19 e, principalmente, para se preparem melhor. Ambos dizem que não tiveram o tempo necessário para treinar.

A Ferj espera que todos os clubes cheguem a um consenso na próxima reunião da entidade, marcada para esta terça-feira, 16, às 20h (horário de Brasília). É possível que a data dos jogos dos clubes seja revista.

Como anunciado em nota pela federação, caso o aval do governo estadual não seja oficializado até o dia 17, quarta-feira, o campeonato será retomado no dia seguinte que isto acontecer. Confira a tabela inicial da retomada do Carioca:

  • Dia 18 - Bangu x Flamengo

  • Dia 19 - Portuguesa x Boavista

  • Dia 21 - Vasco x Macaé; Madureira x Resende

  • Dia 22 - Fluminense x Volta Redonda; Botafogo x Cabofriense

Leia também