Nudismo: conheça 10 praias brasileiras e as regras para frequentá-las

Yahoo Vida e Estilo
Saiba quais são e como chegar nas 10 praias de nudismo do país (Getty Images)
Saiba quais são e como chegar nas 10 praias de nudismo do país (Getty Images)

Que o Brasil tem praias lindíssimas todos nós sabemos, mas você sabia que há algumas em que se pode curtir a natureza como viemos ao mundo? Pois é, há 10 praias espalhadas pelo país em que é possível praticar o nudismo livremente e legalmente. Mas elas têm regras a serem respeitadas. O nudismo faz parte do naturismo, que é uma prática que busca a liberdade de ficar nu. 

Já conhece o Instagram do Yahoo Vida e Estilo? Siga a gente!

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Para os naturistas, a nudez em grupo é uma forma de estar em harmonia com a natureza e de promover o respeito entre as pessoas. A FBrN (Federação Brasileira de Naturismo) reconhece apenas 8 praias no país como oficialmente praias de nudismo e estabeleceram regras gerais para elas (veja abaixo). Mas outras duas praias são liberadas para o nudismo, mesmo não sendo reconhecidas pela federação. Conheça as 10 praias de nudismo no Brasil:

Tambaba, em Conde – Paraíba 

A praia de Tambaba fica a 30 km da capital João Pessoa. Ela é dividida em duas partes: de um lado os com roupa e, do outro, os naturistas. Onde os naturistas ficam é obrigatório que todos estejam sem roupa. Caso contrário, não é permitido ultrapassar o posto de fiscalização. Regra: Homens desacompanhados não entram.

Leia também

Massarandupió, em Entre Rios – Bahia

Uma praia de nudismo paradisíaca com água cristalina, mas com ondas fortes. Tem uma área de camping selvagem e dois bares/restaurantes rústicos que servem refeições. O acesso fica a 93 Km do município de Entre Rios, na estrada para Salvador. Porém, é preciso caminhar por 20 minutos em uma trilha e a praia conta com uma área de 2 km para a prática do naturismo.

Barra Seca, em Linhares – Espírito Santo

Essa praia fica a 142 km da capital Vitória e conta com área para camping, banheiros, chuveiros e as pousadas ficam a cerca de 1 km, em Urussuquara. Mas a praia tem poucos restaurantes e ambulantes e o mar é bravo, com uma areia grossa que se estende por 200 metros.

Abricó, no Rio de Janeiro (capital)

Essa praia de nudismo fica a cerca de 30 km de Copacabana, na Zona Oeste da capital. Ela fica logo depois da Prainha, em Grumari. É pequena e cercada pela natureza, com jeito de praia selvagem. Justamente por isso, tem pouca infraestrutura e conta só com um restaurante próximo, mas não na praia. Então, vale a pena levar lanchinhos de casa mesmo.

Olho de Boi, em Búzios – Rio de Janeiro

Para chegar lá é preciso estar disposto a caminhar por uma trilha que parte da praia Brava. É uma caminhada longa, mas vale a pena. A Olho de Boi é muito bonita, com mar é cristalino e calmo. Ela possui uma extensão de 50 metros e fica entre costões e é ideal para banhos.

O biquíni não é necessário nessas praias (Getty Images)
O biquíni não é necessário nessas praias (Getty Images)

Galheta, em Florianópolis – Santa Catarina

Em Galheta, o nudismo é opcional – você pode ficar nu ou de roupa de banho. Para chegar lá não é tão simples, é preciso caminhar por entre pedras partindo da praia Mole, que fica a 15 km do centro de Florianópolis. Para os mais “safadinhos”, uma curiosidade: perto da praia existe um lugar conhecido como a “trilha do pecado”. Esse local é um pedaço da costa com relevo acidentado e bastante preenchido por arbustos de troncos contorcidos que é conhecido pelos frequentadores como um ponto de encontros para o sexo em meio à natureza. Portanto, se o clima esquentar... Procure a “trilha do pecado”!

Pinho, em Balneário Camboriú – Santa Catarina

A praia do Pinho é considerada como o primeiro reduto naturista do Brasil. E por isso mesmo, tem o seu acesso controlado. Para chegar, vá pela BR 101 até o acesso que fica entre Balneário Camboriú e Itapema. A praia tem uma boa estrutura de bares, camping, pousada e até uma área de estacionamento.

O mar é limpo e forma piscinas naturais entre as rochas. Mas por ser famosa entre os naturistas, Pinho acaba recebendo mais de 5 mil pessoas por dia no verão. E assim como a Tambaba também tem uma divisão, só que diferente: um lado da praia é para casais e famílias e o outro, para os solteiros – todos nus.

Pedras Altas, em Palhoça – Santa Catarina

Pedras Altas está localizada a 30 km de Florianópolis, em direção ao sul do estado. Sua entrada fica na Enseada de Brito, no km 232 da BR-101. O acesso é precário, porém é uma belíssima praia de nudismo.

** As duas praias de nudismo que não são reconhecidas pela FBrN são:

Praia Brava, em Cabo Frio – Rio de Janeiro

Uma bela praia cercada por paredões rochosos de cerca de 20 metros de altura, selvagem e com águas claras. Com muitas ondas, atrai também os apaixonados por surfe. E como é uma praia de nudismo, ali os surfistas  costumam pegar ondas completamente pelados.

Ilha de Jurubá, em Paraty – Rio de Janeiro

Também conhecida como “Ilha dos Pelados”, ela fica a 30 km do centro da cidade. Ela fica quase na divisa com Ubatuba, e só tem acesso por barcos que estão disponíveis na praia de São Gonçalo. Porém é uma praia bastante frequentada por naturistas desde 2006.

As praias de nudismo também têm regras (Getty Images)
As praias de nudismo também têm regras (Getty Images)

** Regras em uma praia de nudismo

Como falamos, é legalmente livre ficar pelado nas praias de nudismo, mas elas têm algumas regras para manter a organização e o respeito, mesmo porque são frequentadas por famílias e crianças também. Fique de olho nas regras:

- Não praticar sexo ou atos de caráter sexual nas praias públicas;

- Não fotografar, gravar ou filmar outros naturistas;

- Não causar constrangimento pela prática de atitudes inadequadas;

- Cuidar da limpeza da praia;

- Não ter vergonha de tirar a roupa – em algumas praias é permitido o uso de roupa, ou pelo menos em uma parte da praia, se informe antes;

- Respeite os outros naturistas e não cause constrangimentos; 

- É proibido utilizar qualquer assento de uso comum sem proteção higiênica, por isso carregue sempre uma toalha por todos os lados.

** Curiosidades

- Em algumas praias também tem comércio e os vendedores ambulantes também andam nus pela areia; 

- Se esfriar, por exemplo, é permitido se agasalhar e não ficar totalmente nu.

Leia também