Novo milionário, Newcastle virou ‘febre’ no Brasil após filme com Galáticos

·2 min de leitura
Santiago Muñez no St. James Park nas gravações do filme Goal! (Reprodução)

LONDRES (INGLATERRA) - O Newcastle United ganhou as manchetes dos jornais ao virar o mais novo milionário do mundo da bola, após ser comprado por um fundo de investimentos da Arábia Saudita por cerca de 300 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões). No entanto, o clube já teve seu momento de fama, inclusive no Brasil, quando virou febre entre aqueles que eram crianças ou adolescentes nos anos 2000, graças ao filme Gol! - O Sonho Impossível.

Lançado em 2005, Gol! foi o primeiro filme de uma trilogia que teve Kuno Becker como protagonista, interpretando Santiago Muñez, um jovem mexicano de classe baixa, radicado ilegalmente nos Estados Unidos, mais precisamente em Los Angeles, que tinha como sonho ser jogador profissional.

Leia também:

Na trama, Santiago é ‘descoberto’ por Glen Foy (Stephen Dillane), um ex-jogador do Newcastle, que trabalha como mecânico de automóveis, mas ainda tem laços com seu antigo time. Ele é responsável por organizar um teste para o jovem mexicano e dar o pontapé inicial na história. O clube foi a equipe escolhida pelos produtores devido principalmente às locações da cidade de Newcastle e do estádio, o tradicional St. James' Park.

Como o filme foi produzido em cooperação (leia-se patrocínio) com a FIFA e Adidas, várias portas se abriram para gravações e participações especiais, como, por exemplo, os Galáticos do Real Madrid: David Beckham, Zinedine Zidane e Raúl González.

O filme, apesar de não agradar os críticos de cinema - muito por conta do velho roteiro clichê, como família x sucesso profissional, destino social x vontade de brilhar, além de um toque de romantismo, quando Santiago se apaixona pela enfermeira do clube, caiu nas graças dos fãs de futebol, principalmente aqueles que eram crianças e adolescentes na época, que ganharam simpatia pelo Newcastle e tornou o clube um dos queridinhos nos famosos jogos de gerenciamento de clubes.

Na sequência, em 2007, foi lançado o segundo filme da série - Gol! II: Vivendo um Sonho. Como o próprio nome diz, Santiago alcança o inimaginável, e é contratado pelo Real Madrid - outros jogadores aparecem nesta edição, como Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e até mesmo Lionel Messi. Em 2009, para fechar a trilogia, lançam Gol! III: O Jogo Final, que tem como enredo a disputa da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

Para você que ainda não teve a oportunidade de assistir, fique tranquilo, os spoilers param por aqui. Hoje, os três filmes estão disponíveis na Amazon Prime Video, plataforma de streaming da gigante americana.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos