Novela Jesus: cronologia com o que se sabe, as declarações de Portugal e falas dos dirigentes do Flamengo

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·14 min de leitura
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.


Após a saída de Renato Gaúcho do Flamengo, as especulações sobre um possível retorno de Jorge Jesus logo começaram. Nesta quarta-feira, inclusive, o tema ganhou mais força, principalmente por causa das notícias de que o Mister teria dado o sinal verde para o Rubro-Negro iniciar as negociações com o Benfica. Por isso, abaixo, o LANCE! traz uma cronologia dos fatos que envolvem Jorge Jesus e o clube carioca.

> Flamengo 'ganha' trunfo em busca do novo treinador; entenda

04/12 - Braz responde perguntas sobre Jesus após reeleição de Landim

Depois das eleições, tanto Landim quanto Braz concederam entrevista coletiva na Gávea. Assim, naturalmente, o assunto de Jorge Jesus veio à tona. O VP de futebol, contudo, destacou ser uma temeridade falar do Mister naquele momento, mas confirmava publicamente pela primeira que o treinador era uma opção (saiba mais).

- Ele tem um contrato em vigência, tem dois compromissos importantíssimos nesses próximos 20 dias. É uma temeridade eu chegar e falar do Jorge até pela situação dele lá no Benfica nesse momento. Ele é um técnico que deu certo no Flamengo, ele e a torcida tem bastante conexão até porque ganhou muito aqui. Vamos dar tempo ao tempo, sem estar na inércia, mas com calma vamos ter um técnico para 2022.

- Não é um plano, é uma opção. O que eu estou falando aqui é que a gente não vai se mexer antes de acabar o Campeonato Brasileiro. Eu vou estar lá. Após isso aí e com calma a gente vai se mexendo no mercado. Não tem ninguém mapeando, não tem a gente mapeando nada no mercado, nada. Quem está mapeando e quem está vendo quem pode, de fato, treinar são as pessoas internas do clube, é o departamento de futebol do Flamengo.

Rodolfo Landim e Marcos Braz - Flamengo
Rodolfo Landim e Marcos Braz - Flamengo

Landim é o presidente do Flamengo por mais um triênio (Foto: Alexandre Vidal / CRF)

07/12 - Jesus fala antes de jogo decisivo na Champions League

Poucos dias depois, durante a coletiva de imprensa antes do importante jogo do Benfica na Champions League contra o Dínamo de Kiev, Jesus foi questionado sobre as especulações do possível retorno ao Flamengo. O Mister foi direito e ressaltou que estava focado nos Encarnados (saiba mais).

- Estou focado no Benfica, sou treinador do Benfica e estou concentrado no que temos feito nos últimos 25 jogos. Amanhã vamos para o 26º jogo, o décimo na Champions, e nós estamos focados nas tarefas que temos de fazer.

08/12 - Jesus fala após classificação

Posteriormente, o Benfica venceu e avançou para a fase oitavas de final da competição. Mesmo assim, Jesus, mais uma vez, respondeu uma pergunta sobre o interesse do Flamengo em contratá-lo. O Mister, por sua vez, ressaltou o foco no time de Lisboa e lembrou que tem contrato até julho (saiba mais).

- O meu foco é só um: o Benfica. O trabalho que eu realizei de 14 meses (no Flamengo) vai ficar para sempre no meu currículo. Mas agora é focar no Benfica e no meu contrato que acaba em julho - disse o treinador.

Benfica x Dínamo de Kiev - Jorge Jesus
Benfica x Dínamo de Kiev - Jorge Jesus

Jorge Jesus durante jogo do Benfica contra o Dínamo de Kiev (Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)

17/12 - Spindel embarca para Portugal confirma que ideia é falar com Jesus

No último sábado, o diretor executivo de futebol do Flamengo, Bruno Spindel, concedeu entrevista aos jornalistas no aeroporto do Galeão, antes de embarcar para Portugal. O dirigente confirmou que o planejamento era conversar com Jorge Jesus, disse que gostaria que o Mister estivesse no clube novamente "para fazer mais história", mas destacou que contratar nesta janela é mais difícil (saiba mais).

- A ideia é essa. O presidente já falou, o Marcos falou, ele tem uma história linda aqui no Flamengo. Ele tem amizade comigo, com Marcos, com o presidente e com muita gente aqui dentro do Flamengo, a equipe técnica dele também. É um trabalho que deu muito certo, é uma pessoa fantástica, é um treinador fora de série. Nada mais justo com ele, com o clube, com o torcedor do Flamengo que a gente fale com o Mister, entender as possibilidades, os planos. É claro que a gente gostaria muito que ele estivesse conosco de novo para fazer mais história - disse Spindel.

- Não vou dizer prioridade, mas é uma conversa que a gente tem que ter. A gente gostaria muito que eles estivesse aqui conosco de novo. Sabemos que é muito difícil, que ele tem contrato no Benfica e essas questões são sempre difíceis. É uma janela complicada também para treinadores europeus, a temporada termina no meio do ano. É sempre mais difícil contratar nessa janela - completou.

Bruno Spindel
Bruno Spindel

Bruno Spindel, antes de embarcar para Portugal (Foto: Lazlo Dalfovo/LANCE!)

18/12 - Braz embarca para Portugal e comenta possibilidades por Jesus

No dia seguinte, domingo, foi a vez de Marcos Braz embarcar para Portugal. Lá, ele foi questionado sobre uma matéria do jornal português "A Bola", que tinha a seguinte manchete: "Jorge Jesus diz não ao Flamengo". Assim, o dirigente foi questionado, mas negou que isso tenha acontecido (saiba mais).

- Não tem nenhuma negociação. Se não tem negociação, ele não pode ter falado "não". É o que eu falo, tem muita especulação - falou Braz, no saguão do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

- Não dá para ficar toda hora negando, falando de A, B ou C. A gente está fazendo essa viagem de uma maneira muito bem planejada. Não estamos atrás de repetir absolutamente nada, estamos atrás de repetir o projeto que a gente idealizou no começo de 2019.

19/12 - Advogado de Jorge Jesus fala sobre possibilidade do retorno

O advogado de Jorge Jesus, Luís Miguel Henrique, foi outra figura importante a comentar essa possibilidade de retorno do Mister ao Flamengo. Em entrevista ao jornal português "Record", ele admitiu que o ambiente em torno do técnico no Benfica "não é fácil", mas ressaltou que, até aquele momento, não houve proposta por parte do Rubro-Negro (saiba mais).

- Há uma questão e não tenho problemas em dizer isto. Neste momento, o ambiente em torno de Jorge Jesus no Benfica não é fácil, porque não está ganhando. Depois, há um somatório de coisas, em que o menos responsável é o Flamengo. Está a fazer a parte que lhe compete, até porque há ano e meio aconteceu-lhes a mesma coisa: o Jorge estava quietinho e sossegado no Flamengo, tinha renovado contrato, e os órgãos de comunicação social e o Benfica carregaram em cima até chegar - disse Luís Miguel Henrique ao jornal português "Record", emendando:

- É claro e óbvio que o Flamengo quer um treinador. Se pudesse ser Jorge Jesus, eles quereriam? Com toda a certeza absoluta. Se é prioridade para o Flamengo? Tens de perguntar ao Marcos Braz. Ele (Braz) não mente! O Jorge Jesus nunca disse que não, porque não houve uma conversa a esse respeito. Não há rigorosamente qualquer proposta.

19/12 - Braz chega em Lisboa, e o como Mister uma "opção natural"

Ao desembarcar em Portugal, o VP de futebol do Flamengo, mais uma vez, foi abordado sobre Jorge Jesus. Assim, ele respondeu as perguntas da imprensa portuguesa afirmou que o Mister, pelo histórico de sucesso no Rio de Janeiro, "é uma opção natural" (saiba mais).

- Tenho uma relação pessoal com o Jorge, por quem tenho um carinho enorme. Quando vim buscá-lo (em 2019), acreditou em mim e no projeto esportivo que apresentei. Cumpri tudo o que tratei com ele, e o Jorge é sempre uma opção natural, apesar de ter contrato em vigor (Benfica) - falou Braz, emendando:

- Como já disse no Brasil, Jorge Jesus não é um projeto, pode ser uma opção. Não viemos resgatar ninguém, nem nenhum projeto que tenha ficado para trás. Queremos construir algo para o futuro.

Marcos Braz - Flamengo
Marcos Braz - Flamengo

Marcos Braz é o VP de futebol do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

20/12 - Braz cutuca presidente do Benfica que levou o Mister

No dia seguinte, Braz conversou ao vivo com o canal português CMTV. Na entrevista, o VP disse que "muito provavelmente" tomará um café com o Mister e acredita que conversar com o técnico não é "nenhuma indecência". Para sustentar o posicionamento, Braz lembrou que, em 2020, o Benfica foi atrás de Jesus quando ele ainda cumpria contrato com o Fla (saiba mais).

- O Jorge tem jogos importantes aqui, o Jorge está focado e com a cabeça aqui no Benfica, tem contrato até 30 de maio do ano que vem. Isso também não é problema, né? Porque quando o presidente do Benfica foi lá atrás do Jorge Jesus, ele também tinha contrato com a gente. Então, não estou fazendo nenhuma indecência, não estaria fazendo nenhuma indecência se eu fosse em cima do Jorge Jesus, porque, quando o Jorge Jesus estava no Flamengo, ele também estava sob contrato - disse Braz, ao canal CMTV, de Portugal.

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica
Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica

Luís Filipe Vieira foi o presidente do Benfica que levou o Mister de volta para os Encarnados (Foto: Divulgação/Benfica)

21/12 - VP reitera que, se houver chances, quer Jesus

Na última terça-feira, Marcos Braz conversou com jornal português "O Jogo" e disse que não foi a Portugal para contratar Jesus. Entretanto, caso haja a possibilidade, o VP disse que quer e tentará recontratar o Mister para assumir o comando do time (saiba mais).

- Jorge Jesus não é um sonho. O meu sonho é levar um técnico que possa ter os mesmos grandes resultados que o Jorge teve. Quero um técnico português com uma equipa robusta e não vale a pena insistir em perguntar pelo Jorge Jesus pois eu não vim aqui para contratá-lo. Mas, se for possível, se houver uma chance, vou tentar e quero contratá-lo também - comentou Braz.

- Mas, desde que estou aqui em Lisboa em nenhum momento estive com o Jorge. Provavelmente vou estar, tomar um café com ele pela relação que temos. Tenho viagem marcada para dia 23 e, se tiver as coisas resolvidas, volto para o Brasil. Não vim a Portugal para convencer o Jorge. Vim atrás de um projeto no qual sempre acreditei. De certeza que levarei para o Flamengo um treinador e uma equipe técnica para que possamos desenvolver um excelente trabalho no Brasil como fez o Jorge Jesus e o Abel Ferreira - completou.

Jorge Jesus - Flamengo
Jorge Jesus - Flamengo

Jorge Jesus fez história no Rubro-Negro (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

21/12 - Braz diz que não esperará o Benfica perder

Hora depois, em entrevista ao canal SIC Notícias, também de Portugal, Braz destacou que não esperará ou torcerá para o Benfica ser derrotado dos jogos decisivos contra o Porto, que acontecem ainda neste mês. Além disso, ele frisou que "em nenhum momento" falou com Jorge Jesus (saiba mais).

- Eu estou sendo direto para você. Eu não vou ficar aqui esperando ou torcendo para o Benfica perder ou para o Jorge perder o jogo. O Jorge Jesus sempre será uma opção, mas hoje ele está com contrato. E isso não é problema porque quando o Luiz Felipe Vieira foi ao Brasil, ele (Jesus) estava sob contrato. Então, ele pode ser uma opção, é uma opção desde que ele esteja aberto para isso - disse Braz.

- E em nenhum momento eu encontrei o Jorge Jesus, eu preciso ter essa credibilidade. Em nenhum momento falei com o Jorge Jesus até agora em respeito ao Benfica, pelos jogos que ele tem, em respeito até pelo Jorge - completou o VP.

.
.

O desenrolar da história ganhou novos capítulos nesta manhã (Foto: IMAGO/GlobalImagens)

22/12 - O sinal verde de Jesus

A manhã começou agitada nesta quarta-feira. Isso porque tanto jornais no Brasil quanto em Portugal começaram a noticiar que Jorge Jesus não só havia se reunido com o Mister, mas também havia recebido do treinador o sinal verde para iniciar as negociações com o Benfica (saiba mais).

22/12 - Spindel nega que tenha ocorrido proposta

Após a revelação do encontro, Bruno Spindel, diretor executivo de futebol do Flamengo, concedeu entrevista à CNN Portugal. A repórter da emissora fez exatamente a seguinte pergunta: "a CNN Portugal tem informações de que o Flamengo já apresentou as suas condições a Jorge Jesus, e que Jorge Jesus, inclusive, já aceitou essas condições e fez o negócio depender de um acordo entre o Flamengo e o Benfica. Confirma?". Ele negou que tenha ocorrido proposta, mas disse que é natural que o Rubro-Negro tenha desejo em ter o Mister (saiba mais).

- Não, não confirmo. O Flamengo não fez qualquer tipo de proposta. O que eu posso dizer, e a gente já afirmou desde que chegou a Portugal, é que o Flamengo está em busca de um treinador europeu, com uma comissão técnica qualificada, completa. O Jorge Jesus é um profissional de primeiro nível, foi vencedor no Flamengo, fez um trabalho maravilhoso, tem amizade comigo, tem amizade com o Marcos Braz, tem amizade com o presidente Landim.

- É natural que a gente tenha o desejo de que o Jorge seja o treinador do Flamengo, e é natural que seja uma alternativa. Não preciso nem dizer que ele preenche todos os requisitos, todos os nossos desejos e foi multicampeão no Flamengo.

22/12 - Braz diz que nunca foi "a casa de ninguém sem ter sido convidado"

Além de Spindel, Marcos Braz também concedeu entrevista nesta manhã para tratar do encontro entre as partes. Ele garantiu que nunca foi "a casa de ninguém sem ter sido convidado" e lembrou que, em 2020, Luís Filipe Vieira, então presidente do Benfica, foi ao Brasil para contratar Jesus, que ainda estava sob contrato com o Flamengo (saiba mais).

- Nunca fui a casa de ninguém sem ter sido convidado. Se há algum problema, não é meu. Não fui o causador disso - disse Braz, ao jornal Record.

- Se há algum problema dos adeptos do Benfica ou do Jorge Jesus, não quero potenciar isso. Não quero criar problemas para ninguém. Não temos nada a ver com qualquer questão que exista entre eles. O problema, se existe, repito, não é nosso. Não é do Flamengo. Há ano e meio o presidente do Benfica foi ao Rio de Janeiro num jato e voltou com o Jorge Jesus. Isso aconteceu e nunca reclamei, como se diz no Brasil, nunca dei um pio. Nunca falei absolutamente nada sobre isso - completou.

João de Deus - Flamengo
João de Deus - Flamengo

João de Deus é auxiliar de Jesus (Foto : Alexandre Vidal/Flamengo)

22/12 - João de Deus confirma reunião, mas nega vontade de Jesus de partir

Nesta quarta-feira, véspera da decisiva partida contra o Porto, João de Deus, auxiliar de Jesus, concedeu entrevista coletiva e respondeu perguntas sobre o tema. Ele confirmou que houve um encontro entre o Mister e o Flamengo, mas revelou que o treinador disse aos dirigentes que não quer e que não pode abandonar o Benfica neste momento (saiba mais).

- Quero vos dizer sem dúvida nenhuma: é verdade que ontem houve um encontro do Mister com os nossos amigos do Flamengo, devidamente autorizado pelo Benfica e com conhecimento do presidente Rui Costa. O Mister disse que não pode e não quer, neste momento, abandonar o Benfica. O Mister quer cumprir o contrato e ganhar títulos. Esse foi o propósito que nos fez vir para Portugal e, portanto, esse propósito se mantém inalterado e cada vez com mais convicção. Que isto fique bem claro para se acabarem com as dúvidas.

- Esta é uma mensagem que me foi transmitida pelo Mister Jorge Jesus há bem pouco tempo na presença do diretor-geral Rui Pedro Braz e do presidente Rui Costa. Portanto, está é uma mensagem fidedigna.

22/12 - Benfica solta nota oficial sobre o caso

Por fim, o Benfica se pronunciou sobre o tema. Em uma nota oficial, o clube refutou "cabalmente" a existência de qualquer acordo com o Flamengo para liberar Jesus e ressaltou que o técnico tem contrato. Ainda segundo a nota, o Mister não deseja retornar ao Brasil, mas sim ser campeão com os Encarnados (saiba mais).

"O Sport Lisboa e Benfica e o seu treinador Jorge Jesus refutam cabalmente a existência de qualquer acordo com o Flamengo para a libertação da sua equipa técnica mediante entendimento entre os clubes.

Jorge Jesus tem contrato com o Sport Lisboa e Benfica e está focado nos objetivos desportivos do Clube, sendo manifestamente falso e descabido que tenha demonstrado qualquer vontade de regressar ao Brasil nesta altura.

O Sport Lisboa e Benfica lamenta que, na véspera de uma partida decisiva para a sua continuidade na Taça de Portugal, um órgão de informação com a chancela CNN se predisponha a disseminar informações falsas e já desmentidas em direto pelo próprio representante do Flamengo.

Jorge Jesus, ao contrário do que foi divulgado pela CNN Portugal, não deseja voltar ao Brasil, mas sim voltar a ser campeão pelo Sport Lisboa e Benfica".

*Nota atualizada às 14h51 (de Brasília).

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos