A novela Jadon Sancho teve fim: veja o caminho do Manchester United até o anúncio oficial

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·3 minuto de leitura
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.


O Manchester United anunciou, nesta quinta-feira, a contratação de Jadon Sancho. O jogador esteve no radar do clube inglês por anos e, depois de muita espera dos torcedores, finalmente deixou o Borussia Dortmund para assinar com os Diabos Vermelhos.

Veja o mata-mata da Eurocopa

A carreira de Jadon Sancho teve início na base do Watford mas, ainda com 15 anos, o ainda adolescente mudou-se para o Manchester City. Na base do lado azul de Manchester, Sancho era tido com uma grande promessa do clube.

O desempenho de Sancho na base do Manchester City tinha destaque e, por conta disso, Pep Guardiola disse ao jogador que ele seria integrado ao elenco profissional da equipe. Apesar da proposta tentadora, o jovem inglês acreditou que não teria tantas oportunidades jogando com jogadores já consolidados.

A escolha de Sancho, então, foi assinar com o Borussia Dortmund, da Alemanha. No final de agosto de 2017, o clube da 'Muralha Amarela' contratou a promessa inglesa por um valor de 7,8 milhões de euros.

Logo após mudar-se para o Borussia Dortmund, Jadon Sancho tornou-se o principal jogador do time. Na Alemanha, o jogador estabeleceu-se, em pouco tempo, como uma das maiores promessas do futebol mundial.

Pela Seleção Inglesa, o Jadon Sancho conquistou a Copa do Mundo sub-17 em 2017 eliminando, inclusive, o Brasil nas semifinais em vitória por 3 a 1. No ano seguinte, com 18 anos, o jogador foi convocado para a equipe principal da Inglaterra pela primeira vez.

Sancho (Justice For George Floyd) - Borussia Dortmund
Sancho (Justice For George Floyd) - Borussia Dortmund

Sancho foi destaque no Dortmund (Foto: Lars Baron/AFP)

O desempenho de Sancho no Borussia Dortmund iria, inevitavelmente, fazer surgir o interesse de gigante do futebol, principalmente dos ingleses. O Manchester City queria ter a sua promessa de volta, mas tinha clubes como Chelsea e Liverpool como rivais. Ainda assim, o clube que mais insistiu na contratação do jogador foi o Manchester United.

O Manchester United, em 2018, vivia com uma constante necessidade de reforços. Os torcedores dos Diabos Vermelhos viam craques chegando nos rivais, enquanto o United perdia a chance de assinar com grandes jogadores. Com Sancho, a situação não foi diferente.

O treinador Ole Gunnar Solskjaer sugeria nomes para a direção do United, que não os contratava - a situação aconteceu anteriormente, com José Mourinho, que também reclamava - para no fim, ver um grande clube europeu assinar com os jogadores. Com o atual treinador, casos como o de Upamecano, que assinou com o Bayern, Aké, que fechou com o City, e Thiago Alcântara, que reforçou o Liverpool, podem ser citados.

Na janela inicial da temporada 2020/2021, o United ainda buscava a contratação de Jadon Sancho, e os valores podiam chegar até os 120 milhões de euros. A novela pareceu chegar ao fim quando, em agosto, o jogador renovou o seu contrato com o Dortmund até 2023.

Nesta mesma janela de transferências, embora o gosto amargo de não assinar com Sancho tenha ficado em Old Trafford, boas contratações foram feitas. O Manchester United fechou com jogadores como Cavani, Van de Beek e Alex Telles.

A temporada, embora não tenha sido consagrada com um título para a equipe inglesa, rendeu o vice-campeonato da Premier League e na Liga Europa. Além disso, a renúncia de Ed Woodward, ex-CEO e vice-presidente criticado pela torcida do clube, foi encarada como algo que poderia melhorar as janelas seguintes.

Com a pandemia, o Borussia Dortmund encontrou-se em uma situação financeira complicada. Dessa forma, a venda de ao menos uma de suas promessas foi vista como uma forma de diminuir o problema. Além de Sancho, o jovem atacante norueguês Erling Braut Haaland também é alvo de gigantes europeus.

O Manchester United aproveitou-se do momento financeiro do Borussia Dortmund para assinar com Sancho por um valor menor do que o esperado em temporadas anteriores. Por 85 milhões de euros, o jogador inglês tornou-se um Diabo Vermelho após assinar um contrato até 2026.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos