Novas regras deixam o judô mais agressivo e intenso

Redação Esportes
Judo sport training in the sports hall
As mudanças serão aplicadas nos Jogos de 2020 (Getty Images)

O judô agora é mais agressivo e intenso. Pelo menos, essa é a proposta das novas alterações nas regras, que começarão a valer a partir de 2017. O principal objetivo é deixar a luta mais fácil de ser entendida por quem não acompanha o esporte.

Já está seguindo o Yahoo Esportes no Instagram? Clique aqui!

Mudança na pontuação, tudo ou nada

A primeira mudança foi no fato de os atletas agora pontuarem apenas por meio do wazari (meio ponto) ou do ippon (ponto completo). O objetivo principal do judô continua sendo o ippon, que é quando um judoca derruba o adversário e o imobiliza com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado, o combate se encerra.

Outra forma de conquistar a vitória é por meio da obtenção de dois wazari, que nada mais é do que um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.

Leia também

Infrações não são mais consideradas critério de desempate

A segunda mudança impede que o atleta vença a luta sem aplicar um golpe no adversário, que era possível por conta do shido (infração). Agora, se a luta terminar empatada, as infrações não servem mais como critério de desempate. Sendo assim, a luta vai para o golden score (ponto extra) e só se ninguém pontuar no golden score que as infrações poderão decidir uma luta.

Além disso, vale ressaltar que ações de kumikata (pegada no quimono) não serão mais penalizadas: são elas a pegada cruzada, a pegada pistola ou torniquete, a pegada com dedos por dentro da manga e a pegada do mesmo lado.

Igualdade de gênero

Outra mudança relevante foi na duração da luta, antes de 4 minutos para mulheres e 5 minutos para homens. Respeitando a igualdade de gêneros, como desejava o Comitê Olímpico Internacional, o tempo de luta foi unificado para 4 minutos de duração para homens e mulheres, além da disputa por equipes mistas nos Jogos Olímpicos.

Siga o Yahoo Esportes

Twitter | Flipboard | Facebook | Spotify | iTunes | Playerhunter