Nova animação da Pixar recebe críticas por mostrar transformação de personagem negro

Yahoo Vida e Estilo
Soul: transformação de personagem é criticada nas redes (reprodução)
Soul: transformação de personagem é criticada nas redes (reprodução)

A Pixar divulgou no fim de semana o teaser de Soul. A nova animação acompanha a trajetória de Joe Gardner, professor de música negro que se transforma em uma espécie de espírito azul após um acidente. O enredo mostra a luta dele para voltar ao antigo corpo.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News

O elenco de vozes da produção é predominantemente negro, com Jamie Foxx interpretando o primeiro protagonista negro da história do estúdio. Além dele, Phylicia Rashad, Angela Bassett, o baterista Questlove (The Roots) e Daveed Diggs estão confirmados como dubladores do projeto.

Leia também

Nas redes sociais, alguns usuários, contudo, criticaram principalmente o fato do personagem negro passar a maior parte do novo longa com uma aparência natural - o que prejudicaria a bandeira da representatividade e representaria um "falso protagonismo".

A desconfiança tem razão de existir. Trata-se de um padrão constantemente repetido com personagens negros nos desenhos: em A Princesa e o Sapo, de 2009, e Um Espião Animal, de 2019, personagens negros também ganharam outras aparências - viraram sapo e pombo, respectivamente. No caso de A Princesa e o Sapo, porém, havia um agravante: a demonização das religiões africanas.

"Em A Princesa e o Sapo, tínhamos por exemplo demonização das religiões de matrizes africanas e um personagem negro representando o maligno. E elementos que endossavam isso", disse a diretora de arte Caroline Meirelles no Twitter.

Meirelles, em sua conta no Twitter, no entanto, celebrou Soul por causa do elenco quase todo negro: "Vamos celebrar e ficar felizes um pouquinho sem tanta retaliação porque o filme parece ser lindíssimo", afirmou, por último. Veja o teaser da nova animação abaixo:

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Leia também