Nos pênaltis, Peru elimina Paraguai e pode pegar Brasil na semifinal

·4 minuto de leitura
Peru's Miguel Trauco (C) celebrates with teammates after scoring the winning goal during the penalty shootout of the Conmebol 2021 Copa America football tournament quarter-final match between Peru and Paraguay at the Olympic Stadium in Goiania, Brazil, on July 2, 2021. (Photo by NELSON ALMEIDA / AFP) (Photo by NELSON ALMEIDA/AFP via Getty Images)
Jogadores do Peru comemoram a classificação após vitória nos pênaltis (NELSON ALMEIDA/AFP via Getty Images)

O Peru está na semifinal da Copa América de 2021. Nos pênaltis, os peruanos eliminaram os paraguaios por 4 a 3 na noite desta sexta-feira (2), em jogo no Estádio Olímpico de Goiânia e aguarda o adversário da semifinal que vai sair do confronto entre Brasil e Chile.

A partida acabou 3 a 3 no tempo normal e como se não bastassem os gols, ficou marcada também pelas expulsões do zagueiro paraguaio Gustavo Gómez (ainda no primeiro tempo) e do meia peruano André Carrillo (nos minutos finais da etapa complementar).

Leia também:

A primeira etapa foi de muita movimentação e bons momentos para os dois times em Goiânia. Tanto Peru quanto Paraguai criaram chances de gols e movimentaram o placar no Estádio Olímpico.

O gol de abertura do placar saiu de uma bola parada aos 10 minutos. Após cobrança de escanteio, Gallese fez ótima defesa em cabeceio de Martínez, mas no rebote a bola ficou com o zagueiro palmeirense Gustavo Gómez, que apenas teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes peruanas.

A igualdade no marcador do jogo em Goiânia saiu aos 20 minutos. Carrillo fez boa jogada individual pela direita, deixou a marcação para trás e cruzou para o atacante Lapadula finalizar de primeira, sem chances de defesa para Antony Silva.

Pegando fogo, o jogo voltou a ter mudança no placar aos 39 minutos. Após mais uma grande jogada de Carrillo, a bola sobrou para Tapia lançar Lapadula, que invadiu a área e chutou de primeira na saída do goleiro paraguaio.

Já nos acréscimos da primeira etapa - aos 47 minutos - os autores dos gols do jogo (Gustavo Goméz e Lapadula) se envolveram em uma confusão que acabou com a expulsão do zagueiro, que já tinha recebido um cartão amarelo por reclamação no lance que originou o gol da virada peruana.

Se a primeira etapa foi muito movimentada, a complementar não ficou muito atrás. Apesar de ter um jogador a menos, o Paraguai foi ao ataque e comandou as principais ações dos 45 minutos finais apesar de chegadas dos peruanos.

O empate paraguaio saiu aos oito minutos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou na segunda trave para o zagueiro Júnior Alonso. O defensor do Atlético-MG aproveitou a oportunidade e estufou as redes peruanas.

Com um jogador a mais, o Peru chegou ao terceiro gol aos 35 minutos. Após carregar a bola, Carrillo tocou para Yotún, que arriscou o chute da intermediária. A bola desviou em Rojas e tirou todas as possibilidades de defesa do goleiro Silva.

Aos 39 minutos, outro jogador foi para o chuveiro mais cedo. O meia-atacante peruano André Carrillo já tinha cartão amarelo, cometeu uma falta em Piris da Motta no meio de campo, recebeu o segundo amarelo e foi expulso da partida.

O Paraguai não tinha mais nada a perder e foi com tudo para o ataque em busca do gol de empate e foi premiado aos 44 minutos. Após chutão da defesa, Samudio brigou dentro da área, dividiu com o goleiro Gallese e a bola sobrou para o atacante Gabriel Ávalos, que chutou de primeira e levou a decisão do semifinalista para os pênaltis.

Distribuição dos pênaltis

Peru:

Lapadula - Gol
Yotún - Gol
Ormeño - Defesa de Silva
Tapia - Gol
Christian Cueva - Defesa de Silva
Miguel Trauco - Gol

Paraguai:

Ángel Romero - Gol
Júnior Alonso - Gol
Héctor Martínez - Para fora
Braian Samudio - Para fora
Piris da Motta - Gol
Espínola - Defesa de Gallese

Semifinal

Mais que garantido na próxima fase da Copa América, o Peru aguarda a definição de seu adversário na semifinal, que vai sair do jogo das quartas de final entre Brasil e Chile.

O jogo da seleção canarinho será ainda nesta sexta-feira (2), às 21h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Ficha técnica
Peru x Paraguai

Local: Estádio Olímpico, Goiânia (GO)
Data-Horário: 02/07/2021 - 18h (de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Carlos Barreiro (URU) e Martin Soppi (URU)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Cartões amarelos: Santamaría, Cueva, Carrillo (PER); Gustavo Gómez, Villasanti, Espínola (PAR)
Cartão vermelho: André Carrillo (PER); Gustavo Gómez (PAR)
Gols: Gustavo Gómez (10'/1ºT), Lapadula (20'/1ºT), Lapadula (39'/1ºT), Júnior Alonso (8'/2ºT), Yotún (35'/2ºT), Ávalos (44'/2ºT)

Peru: Pedro Gallese; Aldo Corzo (Lora, aos 46/2ºT), Christian Ramos, Ánderson Santamaría e Miguel Trauco; Renato Tapia, Yoshimar Yotún, André Carrillo, Sergio Peña (Ormeño, aos 14/2ºT) e Christian Cueva; Gianluca Lapadula. Técnico: Ricardo Gareca.

Paraguai: Antony Silva; Alberto Espínola, Gustavo Gómez, Júnior Alonso e Héctor Martínez; Mathías Villasanti (Piris da Motta, aos 33/2ºT), Ángel Lucena (Robert Rojas, aos 0/2ºT) e Richard Sánchez (Gabriel Ávalos, aos 37/2ºT); Ángel Romero, Santiago Arzamendia (Julio Enciso, aos 37/2ºT) e Carlos González (Brian Samudio, aos 22/2ºT). Técnico: Eduardo Berizzo.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos