Nos pênaltis, Croácia elimina o Japão e está classificada para as quartas de finais da Copa do Mundo


Foi com emoção! A Croácia, vice-campeã do mundo em 2018, segue viva na Copa do Mundo do Qatar, e da forma que fez no mata-mata na Rússia: com prorrogação e pênaltis. Depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal, gols de Maeda e Perisic, e uma prorrogação zerada, a seleção croata bateu o Japão por 3 a 1 nos pênaltis e está classificada para as quartas de finais. Agora, a Croácia espera o vencedor de Brasil e Coreia do Sul para saber o adversário da próxima fase.


INÍCIO ANIMADO
Os primeiros minutos de jogo foram bem abertos no Al Janoub Stadium. Na bola aérea, o Japão assustou primeiro quando Taniguchi aproveitou cruzamento da direita e testou sozinho para fora. Do outro lado, Perisic viu o zagueiro errar na sua frente, roubou a bola e saiu na cara do goleiro Gonda, que fez bela defesa para manter o placar zerado.


RITMO DIMINUI
Depois de um início forte e com chances perigosas, a partida teve uma arrefecida na voltagem e os times passaram a controlar mais a posse de bola mais nos passes do que na velocidade. O Japão, quando conseguia achar espaço, acelerava um pouco mais ritmo, enquanto a Croácia encontrava dificuldade para furar a retranca japonesa.

MAEDA CRAVA, TÁ?
E quando a partida se encaminhava para um empate sem gols no intervalo, o Japão surpreendeu e mostrou um treinamento competente para deixar a Croácia perdida. Na marca de 42 minutos, após escanteio curto, Doan cruzou de canhota, Yoshida e sobrou para Maeda, praticamente com o gol vazio, finalizar para as redes e colocar os japoneses em vantagem ao fim do primeiro tempo.

PERISIC, SEMPRE ELE
Na volta do intervalo, a Croácia precisou de apenas nove minutos para deixar tudo igual no placar no Al Janoub. Lovren cruzou da direita e Perisic se antecipou ao marcador e deu uma cabeçada potente, no canto esquerdo baixo de Gonda, que nada conseguiu fazer para evitar o gol croata. Perisic chegou ao seu sexto gol em Copas do Mundo e empatou com Davor Suker, lendário atacante croata, como maior artilheiro da história do país na competição.

Japão x Croácia
Japão x Croácia

Perisic deixou tudo igual para a Croácia (Foto: Ozan Kose / AFP)

TUDO IGUAL
Após o empate croata, o jogo teve a mesma tônica do primeiro tempo. A Croácia com mais posse de bola e o Japão esperando uma possibilidade de atacar com toda a velocidade. Com o empate persistindo até o apito final do tempo regulamentar, a partida foi para a prorrogação, a primeira da Copa do Mundo do Qatar.

JAPÃO TENTA, MAS JOGO VAI PARA OS PÊNALTIS
Com um pouco mais de fôlego, o Japão começou o tempo extra com mais intensidade que a Croácia e quase marcou. No último lance do primeiro tempo da prorrogação, Mitoma deu uma bela arrancada e finalizou forte para boa defesa de Livakovic.

​FILME REPETIDO
Em 2018, a Croácia viveu todas as emoções de prorrogações e disputas de pênaltis, e logo na primeira partida de mata-mata no Qatar, o roteiro se repetiu. E com o mesmo resultado. Com o goleiro Livakovic inspirado ao pegar três pênaltis, a Croácia venceu o Japão por 3 a 1 e se classificou para as quartas de finais.

Japão x Croacia -
Japão x Croacia -

Livakovic foi o grande nome da classificação croata (Foto: Ina Fassbender/AFP)

FICHA TÉCNICA

JAPÃO 1x1 CROÁCIA
(Japão 1x3 Croácia, nos pênaltis)

Estádio: Al Janoub Stadium, Al Wakrah (QAT)
Data e horário: 05/12/2022, às 12h
Árbitro: Ismail Elfath (EUA)
Assistentes: Corey Parker (EUA) e Kyle Atkins (EUA)
VAR: Nicolas Gallo (COL)

Gols: Maeda (1-0, 42'/1T); Perisic (1-1, 9'/2T)

Cartões amarelos: Kovacic (45'/2T), Barisic (11'/2T.p)

JAPÃO
Gonda; Tomiyasu, Yoshida e Taniguchi; Ito, Endo, Morita (Tanaka 1'/2T.p) e Nagatomo (Mitoma 19'/2T); Doan (Minamino 41'/2T) e Kamada (Sakai 29'/2T); Maeda (Asano 19'/2T).
Técnico: Hajime Moriyasu

CROÁCIA
Livakovic; Juranovic, Gvardiol, Lovren e Barisic; Modric (Majer 8'/1T.p), Brozovic e Kovacic (Vlasic 8'/1T.p); Kramaric (Pasalic, 23'/2T), Bruno Petkovic (Budimir, 16'/2T [Livaja 1'/2T.p]) e Perisic (Orsic 1'/2T.p).
Técnico: Zlatko Dalic