Norrie vence Alcaraz e é campeão do Rio Open
O britânico Cameron Norrie, segundo cabeça de chave e décimo terceiro do ranking mundial, conquistou o torneio ATP 500 do Rio de Janeiro, o Rio Open, ao vencer o atual campeão e número dois do mundo, o jovem espanhol Carlos Alcaraz, por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 6/4 e 7/5 neste domingo.
O canhoto de 27 anos surpreendeu o grande favorito e ergueu seu primeiro troféu do ano, após derrotas nas finais de Auckland e Buenos Aires.
Na decisão do torneio argentino, disputada na semana passada, o espanhol de 19 anos havia sido seu algoz.
Norrie conquistou seu quinto título, no qual se destaca o Indian Wells Masters de 2021, ao aproveitar os inúmeros erros do prodígio espanhol, que não soube gerir as vantagens que teve ao longo do jogo, que teve duas horas e 41 minutos de duração no saibro do Jockey Club.
A revanche tem um sabor duplo para o britânico: além de vingar a derrota na Argentina, priva Alcaraz de empatar com o sérvio Novak Djokovic no topo do ranking mundial.
"Enfrentar Carlos é sempre muito difícil", disse Norrie à transmissão da televisão. "Eu estava ficando muito cansado e disse a mim mesmo que tinha que aproveitar, e consegui a vitória".
Depois de vencer pela primeira vez o principal torneio de tênis da América do Sul, Norrie participará do Aberto do México, que será disputado a partir desta segunda-feira no balneário de Acapulco.
Alcaraz, que ao conquistar o Rio Open 2022 se tornou o tenista mais jovem a vencer um torneio ATP 500, também disputará a competição mexicana.
Embora buscasse o inédito bicampeonato no torneio carioca, o ibérico terá que se contentar com o vice, no segundo torneio que disputou após superar uma lesão abdominal que o fez desistir de participar do Masters de Paris em novembro e um desconforto muscular na perna direita que o privou do Aberto da Austrália em janeiro.
Djokovic venceu em solo australiano o que o levou ao número 1, posição que ocupou durante vinte semanas como o tenista mais jovem a chegar ao topo do ranking da ATP.
- A revanche -
Ao contrário do que aconteceu em Buenos Aires (6-3 e 7-5), as pressões no Jockey Club foram mais equilibradas.
O espanhol saiu na frente quebrando o saque do britânico no último game do primeiro set, em que teve muito mais erros não forçados (20) do que o adversário (9).
Norrie resistiu a dois 'break points' (3/4, 4/5) do adversário, mas sucumbiu no terceiro antes de conseguir forçar o 'tie break'.
No segundo set, Alcaraz ameaçou encerrar a partida muito rapidamente ao vencer os três primeiros games sob os aplausos dos torcedores que lotaram a quadra principal, a Guga Kuerten, com capacidade para 6.200 pessoas.
Mas o canhoto deu o troco ao vencer quatro consecutivos, aproveitando vários erros do jovem tenista e empatando com um ace no ponto decisivo.
Na última parcial, o espanhol voltou a não conseguir administrar a vantagem. Depois de largar na frente abrindo 2-0, Norrie quebrou o saque duas vezes seguidas para ficar na frente (3-2).
Alcaraz, porém, recuperou e voltou à base de bolas curtas, fórmula que se tornou repetitiva e que no final o britânico soube neutralizar e ainda quebrou três vezes o serviço do espanhol.
"É muito especial vencer este jogo, especialmente depois de perder algumas finais", disse ele.
"Tive que lutar contra muitos demônios, mas consegui jogar bem nos grandes momentos e por isso venci", comemorou.
raa/cl/aam