No retrospecto do clássico Ba-Vi, Bahia leva vantagem sobre o Vitória

Bahia e Vitória protagonizam um dos maiores clássicos do nordeste. Neste fim de semana, as duas equipes estarão mais uma vez frente a frente pelo Campeonato Baiano e depois voltam a se encontrar em mais dois jogos pelas semifinais da Copa do Nordeste.

O BAVI, como é conhecido, completa 85 anos em 2017 e, ao longo da história, a equipe tricolor leva vantagem. Em 462 encontros, o Bahia venceu em 180 oportunidades, contra 144 triunfos do Vitória. As equipes ainda empataram em 138 jogos. Além disso, outro aspecto em que o Esquadrão de Aço é superior ao Leão diz respeito ao número de gols marcados. O Bahia balançou as redes 618 vezes, enquanto o Vitória marcou 533 gols.

No entanto, nos últimos anos, o Vitória se mostrou superior, com 31 triunfos, contra 22 do Bahia nos últimos 78 jogos. Somente nos anos 2000, o Leão da Barra conquistou nove títulos do Baianão. Inclusive, o ano de 2013 foi marcado por três BAVI’s com resultados elásticos para o time rubro-negro. Na primeira fase do Estadual, o Vitória goleou por 5 a 1. Depois, aplicou 7 a 3 no primeiro jogo da final. Confira na galeria o retrospecto recente entre os rivais.



E MAIS: