No Bola da Vez, coordenador argentino fala sobre diferenças entre treinadores brasileiros e argentinos

LANCE!
·2 minuto de leitura


O convidado do Bola da Vez desta semana é Leo Samaja, coordenador da Associação dos Treinadores de Futebol Argentino. No programa, além de comentar sobre o sucesso dos técnicos estrangeiros no Brasil (Eduardo Coudet – Internacional, Domènec Torrent – Flamengo e Jorge Sampaoli – Atlético-MG ocupam as três primeiras posições na tabela do Campeonato Brasileiro), o executivo falou também sobre como os treinadores argentinos se preparam para fazer sucesso não só em seu país.

Na entrevista, Leo Samaja não ficou em cima do muro e falou o que os técnicos argentinos têm características que faltam aos profissionais brasileiros. Diferenciais que, segundo ele, explicam o sucesso dos treinadores de seu país em grandes centros europeus, algo que não acontece com técnicos do Brasil.

- Eu acho que a confiança depositada em nós, por uma questão muito prática, nós temos uma formação multicultural, a gente vai além das fronteiras. A formação não só dentro do curso de treinadores, a formação integral. O ensino fundamental, o ensino médio. Temos uma base muito forte, muito exigente, muito complexa, muito difícil. Então isso vai transformando o profissional, seja qual for a sua decisão futura. O profissional do futebol tem uma bagagem muito rica. O que é muito parecido com o profissional europeu - disse Samaja, que complementou:

- Então não há uma diferença muito grande em nível de cursos, exigências, divisão de como encarar um projeto, o que você espera de um profissional dentro de um clube? Você encontra estas características, essas qualidades em um treinador argentino. Encontra essa semelhança, estes princípios que você está preparando no clube para deixar na mão de alguém que venha para transformar de raiz sua instituição - finalizou.

Apresentado por André Plihal, com participações de André Kfouri e Mauro Cezar Pereira, o Bola da Vez inédito será atração da ESPN Brasil neste sábado, a partir das 22h.