"No Barça, preparam você para ser o próximo Messi", confirma Iván Balliu

O lateral direito do Metz, Iván Balliu, de 25 anos, formado em La Masia, deu uma entrevista ao L'Equipe onde revela bastidores da categoria de base do Barcelona e afirma que o clube catalão prepara os atletas para serem o "próximo Messi".

"Ser um jogador formado nas categorias de base tem mais pontos positivos do que negativos. Positivo: você está em um centro que forma jogadores de alto nível. Negativo: Eles dizem que você não é fisicamente forte, porque você vem de Barcelona. E é verdade que todos os jogadores que passaram pelo clube são pequenos e não muito robustos", disse Balliu.

"Sim, meus companheiros (de Metz) me perguntam como Messi era antes, como é no vestiário...", acrescentou ele.

Lionel Messi Barcelona

(Foto: Getty Images)

VEJA TAMBÉM:

O catalão, que ficou de 2005 a 2013 no barça, também revelou que mantém relações com alguns de seus antigos colegas de  clube, incluindo Sergi Muniesa, Bartra, Carles Planas e Rochina, com quem recentemente saiu de férias.

"É também um pouco difícil (ter saído de La Masia), porque 20 jogadores começam a temporada e 14 acabam deixando o clube. É difícil, mas também motiva. O nivel de exigência era muito elevado. Eu não sei quantos jogadores passam por La Masia a cada ano, mas apenas alguns ganham destaque", afirmou ele.

"Se La Masia também prepara jogadores para outros estilos? Talvez não. No Barça, só pensam em uma maneira. Mas nenhuma equipe joga como o Barça, o que torna difícil de se adaptar em outros lugares", contou ele.

"É normal em Barcelona prepararem você para que você possa ser o próximo Messi, Xavi e Sergi Roberto. É normal. Não preparar para que se adapte ao Metz ou ao Celta de Vigo. Agora, tenho me adaptado a diferentes estilos de jogo", concluiu Balliu.