As melhores acomodações disponíveis no Airbnb próximas a São Paulo

Carol Fiacadori Lima
·10 minuto de leitura
É possível encontrar um refúgio pertinho de SP (Foto: Divulgação)
É possível encontrar um refúgio pertinho de SP (Foto: Divulgação)

Há quase um ano, com a chegada da pandemia da covid-19, o setor do turismo virou de cabeça para baixo e teve um longo hiato. Diversas fronteiras foram fechadas e brasileiros, inclusive, se viram trancados dentro de casa e precisaram se adequar ao momento exigido, sem grandes viagens ou hotéis. No entanto, a saturação pelos longos dias de confinamento tem sido cada vez mais frequente e atinge níveis jamais esperados - afinal, quem aí não vê a hora de embarcar para qualquer lugar que seja?

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News

Mas, apesar das restrições, turistas têm tentando encontrar outros meios para respirar e se refugiar, diante desta loucura instaurada. Acomodações próximas das grandes cidades ou, então, inusitadas, têm ganhado o gosto dos brasileiros e também de estrangeiros. Para tentar driblar a fadiga do home office ou homeschooling, selecionamos algumas opções "diferentonas" disponíveis no Airbnb, localizadas bem pertinho de São Paulo.

Leia também

Brasil à fora, a plataforma disponibiliza acomodações de tirar o fôlego e que não ficam para trás de nenhum hotel cinco estrelas. Já pensou passar a noite em um trailer típico de filme americano? Ou, então, curtir dias de relaxamento totalmente imerso à natureza em uma casa semelhante a um iglu? Se você preferir, pode ter o contato bem próximo à água e embarcar, literalmente, em uma casa flutuante.

Curioso? Confira nossa seleção abaixo e aproveite! Mas, lembre-se: caso reserve, não deixe de seguir todos os protocolos de segurança exigidos pelos órgãos sanitários de saúde e atente-se às datas - muitas acomodações são extremamente requisitadas.

Altar: Flutuante - Joanópolis, SP

De acordo com o próprio Airbnb, a Altar, projeto do empresário Facundo Guerra, é uma das casas mais incríveis do mundo. E nós explicamos o porquê: a acomodação foi construída em um container e flua sobre a Represa de Jaguari, em Joanópolis. Incrível, não? Se você acompanha algumas notícias de turismo por aí, provavelmente já deve ter visto as fotos impressionantes da casa.

O principal objetivo da Altar é proporcionar uma experiência totalmente integrada à natureza e, para que isso aconteça da melhor forma, os sócios também apostaram na tecnologia. A embarcação possui sistema de energia solar e tratamento próprio de resíduos - fora isso, foi construída com madeira de reflorestamento, que diminui o impacto na natureza. A localização não foi escolhida à toa, a represa é a mais alta da região e é conhecida pela limpeza de suas águas, bem aos pés da Serra da Mantiqueira. Os hóspedes, então, podem aproveitar o dia embalados pela ondulação da água e contemplar a noite com o céu limpo, ou então, curtir um cineminha na varanda.

Ao todo, são 64 metros quadrados de área útil, divididos na parte interna, com quarto de casal, sala, banheiro, cozinha integrada à sala, lareira e área externa. Os anfitriões ainda oferecem um rancho de apoio, na beira da represa, onde é possível deixar o carro e pegar o barco para fazer a travessia até a Altar. Nas diárias, além de todos os utensílios necessários de cozinha, estão incluídos outros itens, como caiaques, videoprojetor (que pode ser utilizado na parede externa da casa, como um cinema ao ar livre), jogo de xadrez e caixas de som - tudo para que sua estadia seja ainda mais inesquecível.

Casa Arca - Paraty, RJ

Casa Arca em Paraty, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Casa Arca em Paraty, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Já imaginou se hospedar em uma casa totalmente imersa à natureza e, de quebra, com uma arquitetura de tirar o fôlego? Saiba que essa acomodação existe e está localizada entre a estrada de Cunha, no interior de São Paulo, e Paraty, litoral do Rio de Janeiro. A Casa Arca é uma idealização do arquiteto e designer, Marko Brajovic, que, ao lado da esposa, ergueu uma propriedade focada em soluções tecnológicas e sustentáveis.

A casa, com formato de iglu, está dentro de um sítio, próximo à fronteira do Parque Nacional da Bocaina - Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos ecossistemas com maior biodiversidade do planeta. Ao todo, acomoda até seis hóspedes, em dois quartos distintos, com duas camas de casal em cada - fora os futons e almofadões que também servem como camas. Há um banheiro e espaços comuns, que são indicados para serem compartilhados entre membros da mesma família. A sala de estar tem TV e pufes, brinquedos infantis e conta com cozinha aberta para a sala de jantar. Todos os ambientes são cercados de paredes de vidro, para que a imersão e a experiência sejam completas.

Já na área externa, o hóspede consegue aproveitar a cachoeira localizada no sítio, fora a piscina natural. O contato com a natureza é realmente intenso e pode ser presenciado de diferentes formas.

Chalé Europeu - Ilhabela, SP

Pelas fotos, você até pode imaginar que essa propriedade está nas luxuosas estações de esqui da Europa. No entanto, a acomodação oferece um clima totalmente contrário das baixas temperaturas. O Chalé Europeu foi erguido em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, em um sítio tropical rústico, onde funcionava uma das grandes atrações turísticas da ilha, ainda na década de 80 e 90. Inclusive, o antigo parque aquático foi restaurado e, hoje em dia, é utilizado exclusivamente pelos hóspedes.

Na propriedade, ainda, é possível aproveitar um rio, que corta o terreno, e te leva para três diferentes cachoeiras. Duas quedas dividem o rio em dois poços distintos e formam piscinas naturais. Já a beira do rio, localizada no lado de cima do Chalé, conta com um grande tobogã, que pode ser utilizado livremente pelos hóspedes e aventureiros de plantão. Além disso, o sítio é cercado por diversas trilhas da Mata Atlântica, ideal para serem desbravadas.

O chalé hospeda até quatro pessoas, em dois quartos diferentes, com um banheiro e oferece inúmeras comodidades. A acomodação tem, ao todo, 42 metros quadrados, e é totalmente equipada - com ar condicionado, ventilador, smart TV e cozinha completa. O teto panorâmico é uma boa alternativa àqueles que desejam observar ainda mais a natureza.

Trailer Vintage de 1989 - Campos do Jordão, SP

Se hospedar em um trailer vintage parece cena de filme americano, não é? Ou, então, seria a vida da Maeve, da série "Sex Education", da Netflix. Mas, na verdade, pertinho de São Paulo também há uma opção para viver no clima de ficção. Ao redor de Campos do Jordão, é possível alugar uma experiência no La Brume Lodges Trailers, um espaço que é, na verdade, uma vila com quatro trailers - todos totalmente equipados para oferecer conforto e aconchego aos hóspedes.

O trailer disponível na plataforma é um Karmann Ghia de 1989, que foi repaginado, mas mantém seu charme original. Na acomodação, você encontra tudo o que uma casa oferece, claro: quarto, banheiro, cozinha e até varanda. Os ambientes são todos equipados para oferecer a melhor estadia possível. A cozinha, por exemplo, tem fogão, frigobar, microondas, panelas, pratos, talheres, canecas, copos e taças. Já a sala de estar, é um dos pontos altos, devido à funcionalidade presente - caso você desembarque em mais de duas pessoas, a mesinha vira uma segunda cama de casal. O banheiro é proporcional ao tamanho do trailer, então, não espere um espaço enorme, mas pode ficar tranquilo que a água é quente. O quarto, além da cama de casal, tem armários e até uma smart TV.

A acomodação ainda oferece café da manhã aos hóspedes, por um preço adicional, e também reserva idas ao fogo de chão, localizado no ambiente comum da vila. No entanto, devido ao cenário pandêmico, é necessário agendar um horário com a equipe responsável, que fornecerá um saco de lenha com acendedor para você curtir a fogueira e tomar um vinho.

Casa na Árvore - Monte Verde, MG

Enquanto criança, você, provavelmente, tinha o sonho de ter uma casa na árvore. Contudo, esse desejo deve ter sido realizado por pouquíssimas pessoas - afinal, para ter um imóvel desse tipo, você precisa, no mínimo, de um jardim com um espaço enorme. Porém, nunca é tarde para realizar algumas vontades, então, que tal se hospedar em uma cabana construída entre troncos?

A Casa da Árvore é uma das acomodações inusitadas e disponíveis no Airbnb. Localizada em Monte Verde, uma região cercada por montanhas, é ideal para ter um contato direto com a natureza e, de quebra, realizar um grande desejo de infância (ou não). Ao todo, o proprietário conta com dois chalés exclusivos e ambos recebem atendimento diferenciado - já pensou tomar café da manhã em uma casa de chá rodeada de árvores?

O contato com a natureza é feito em apenas 13 metros quadrados, charmosos e confortáveis, que acomodam até três pessoas. O chalé foi construído a 10 metros de altura e oferece muita privacidade aos hóspedes. Na parte interior, há uma casa de casal queen size, uma cama de solteiro, banheiro, aquecedor elétrico, frigobar, televisão e outros utensílios domésticos. Apesar de não ser um hotel, a Casa da Árvore oferece todas as comodidades possíveis, como serviço de arrumação diária, café da manhã - como dito anteriormente -, Wi-Fi, roupa de cama, roupa de banho e estacionamento.

Chácara Sepituba - São Sebastião, SP

Hospedar-se em uma ilha particular provavelmente é o desejo dos apaixonados por praia. Afinal, quem não quer mar, sombra e água fresca? Melhor ainda se essa sonhada acomodação for pertinho de São Paulo. Então, que tal aproveitar uma estadia praticamente exclusiva, em uma das regiões mais bonitas do litoral do estado? A Chácara Sepituba, em São Sebastião, é uma boa alternativa caso você queira se isolar "do mundo" e aproveitar com tranquilidade os dias de descanso - ideal para tempos pandêmicos.

A chácara dos anos 50, intocada por 30 anos, é localizada totalmente à beira-mar e tem, praticamente, uma praia privativa. A acomodação está na região da Prainha, em São Sebastião, e devido à distância do centro, é pouco frequentada por turistas. Um dos diferenciais da casa é a proximidade com o mar, onde é possível observar as tartarugas em seu habitat natural ou, então, curtir um banho de sol no banco de areia de apenas 80 metros. Para acessar, é necessário cruzar o gramado extenso da casa que, na verdade, é o quintal, e depois é só curtição.

Ao contrário do que algumas instalações oferecem, a casa aposta no ventilador de teto e não no ar condicionado, com o intuito de preservar suas características originais. No entanto, quem precisa de vento gelado quando se tem a brisa do mar? Ao todo, a Chácara recebe cinco hóspedes em dois quartos: o quarto do casal é arejado, claro e conta com uma cama kingsize; e o outro, também com boa ventilação e estrutura, oferece dois sofás-cama.

Altar: Prainha - Joanópolis, SP

Assim como a Altar, a Altar Prainha é mais um projeto do empresário Facundo Guerra. A nova acomodação segue as premissas da proposta original, com a estrutura montada em um container, mas, ao contrário da primeira, está localizada em terra firma. Para os sócios, a Altar é mais que uma estadia: é uma experiência que usa a tecnologia como caminho para se conectar com a natureza à sua volta.

Colocada aos pés da Mantiqueira, a casa foi fabricada com madeira de reflorestamento para reduzir o impacto na natureza, e, além da estrutura, a Altar também é ecológica, pois utiliza sistema de captação de energia solar e faz tratamento próprio de resíduos. A Altar Prainha está a apenas uma hora e meia de São Paulo, à beira da represa de Joanópolis e, por isso, os hóspedes têm acesso à prainha (daí o nome) de água doce da região.

A decoração é totalmente minimalista e garimpada minuciosamente. Quase inteiramente feita em vidro, a casa possui uma lareira, telão de cinema com projetor, móveis assinados e projeto luminotécnico assinado por Guilherme Wentz. A Altar Prainha acomoda até uma família pequena e oferece um quarto com cama queen e uma cama de solteiro embutida na parede do corredor que leva à sala. A cozinha é totalmente equipada com itens básicos e está apta para receber qualquer preparo. Além disso, para garantir melhor estadia aos hóspedes, os sócios oferecem uma curadoria do que fazer pela região - desde passeios de barco, a pé ou a cavalo até a descoberta da gastronomia local.

Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube