Neymar recupera terceira colocação, e Brasil volta a contar com mais jogadores na Bola de Ouro

Evolução, ao menos se comparado aos anos anteriores. Desta forma pode ser avaliado o papel e posição dos jogadores brasileiros na lista divulgada nesta quinta-feira (07) para o tradicional prêmio Bola de Ouro, da revista France Football.

Cristiano Ronaldo levou a premiação pela quinta vez, e o duopólio com Messi, segundo colocado, segue desde que Kaká foi o último a receber o galardão antes da alternância entre o português com o argentino. Por isso, é significativo que Neymar tenha conseguido retornar para a terceira posição, repetindo a sua melhor marca na premiação [2015].

Em 2016, o camisa 10 da Seleção Brasileira havia perdido a vaga no pódio imaginário para o francês Antoine Griezmann. Mas não é apenas o seu retorno à terceira posição, atrás apenas dos aparentemente insuperáveis Cristiano Ronaldo e Messi, que marca a boa notícia para o futebol brasileiro.

Philippe Coutinho Liverpool
Marcelo Real Madrid Valencia 29042017
(Fotos: Getty Images)

Pela primeira vez desde 2013, quando Neymar e Thiago Silva foram listados, o Brasil conta com mais de um jogador na lista final da premiação. Desta vez, o impacto que o talentoso e decisivo Philippe Coutinho teve no Liverpool lhe rendeu um lugar entre os 30 melhores do mundo. Peça-base de um Real Madrid campeoníssimo, e tido como um dos jogadores mais habilidosos do planeta, Marcelo ficou em 16º: com a trinca, os brasileiros enviam um recado ao futebol europeu: nós estamos voltando! E isso foi reconhecido até mesmo por Cristiano Ronaldo.

"Se ele está terceiro, é porque é um grande jogador. No futuro, tem grandes chances de ganhar. Tenho certeza que ele está orgulhoso de estar disputando comigo e com Messi", disse o português.

Relembre, abaixo, os brasileiros que já receberam a Bola de Ouro

1997 - Ronaldo (Inter)

1999 - Rivaldo (Barcelona)

2002 - Ronaldo (Real Madrid)

2005 - Ronaldinho (Barcelona)

2007 - Kaká (Milan)