Neymar pode igualar Pelé? Fifa e CBF divergem, mas craque quer badalar marca; entenda critérios

Neymar pode igualar Pelé no número de gols marcados pela seleção brasileira...nas contas da Fifa. A entidade considera apenas jogos oficiais, por isso o Rei tem 18 gols ignorados. Eles aconteceram em jogos não oficiais, ou seja, em que Pelé não defendeu o Brasil contra uma seleção. E sim em amistosos diante de clubes ou combinados.

Internazionale (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Malmö e AIK (Suécia), Combinado de Guadalajara e de Léon (México), Bahia, Atlético Mineiro, Seleção Pernambucana e Seleção Amazonense foram vítimas do Rei com a amarelinha.

Hoje, oficialmente, Pelé tem 77 gols em 91 jogos pela seleção brasileira. Já Neymar chegou a 76 com o gol diante da Coreia do Sul. Em um total de 123 partidas com a camisa canarinho. Se empatar com o Rei, a equipe de marketing de Neymar vai badalar o feito, mesmo que nas contas da Fifa.

Simulador: você decide quem será campeão da Copa do Catar

Tabela da Copa: Datas, horários e grupos do Mundial do Catar

Embora a CBF entenda o impacto do que Neymar pode alcançar, tem uma conta diferente. E pretende reconhecer o feito oficial com a ressalva explicando essa regra antiga. A entidade inclui todos os jogos contra clubes, seleções regionais, seleções olímpicas de outros países... Com a mudança de critério da Fifa os jogos e gols dos campeonatos estaduais do Brasil também não são computados para os jogadores brasileiros.

Álbum completo: conheça todos os 831 jogadores da Copa

Ao vivo: Bastidores, informações e análises da cobertura direto de Doha

Divergência não afeta Pelé

Mesmo antes de estar mal de saúde, Pelé se manteve alheio a esse tipo de comparação e possíveis polêmicas. O Rei sempre cumprimentou craques do futebol mundial quando eles superaram algum recorde pertencente anteriormente a ele.

O fez quando Lionel Messi igualou seu número de gols em competições por um único clube e também quando Cristiano Ronaldo se tornou o maior artilheiro da história do futebol em competições oficiais.

“Cristiano, a vida é um voo solo. Cada um faz a sua própria jornada. E que bela jornada você está tendo! Eu te admiro muito, adoro te ver jogar e isso não é segredo para ninguém. Parabéns por quebrar o meu recorde de gols em partidas oficiais”, escreveu Pelé, na época.