Neymar está recuperado para enfrentar a Coreia do Sul, diz técnico Tite

Neymar em campo de jogo após derrota do Brasil para Camarões

Por Fernando Kallas

AL RAYYAN, Catar (Reuters) - O atacante Neymar está pronto para voltar a jogar pela seleção brasileira na Copa do Mundo contra a Coreia do Sul na segunda-feira, depois de se recuperar de uma lesão no tornozelo, disse o técnico Tite neste domingo.

Neymar sofreu a lesão na vitória de 2 x 0 do Brasil sobre a Sérvia na estreia brasileira no Catar e ficou de fora das duas partidas seguintes do Brasil: vitória de 1 x 0 sobre a Suíça e derrota de 1 x 0 para Camarões.

"Ele (Neymar) vai treinar hoje de tarde, treinando, estará sim no jogo", disse Tite em entrevista coletiva.

Neymar já sofreu diversos problemas no pé direito e foi operado há quatro anos devido a uma fratura em um metatarso.

A notícia de seu retorno à equipe brasileira veio depois de o capitão Thiago Silva ser perguntado durante a entrevista coletiva se Neymar iria jogar, e Tite pegou o microfone e disse "sim".

A volta do camisa 10 será um alívio para um elenco assolado por problemas físicos, com o lateral Danilo também machucando seu tornozelo contra a Sérvia e Alex Sandro sofrendo uma lesão no quadril contra os suíços.

Alex Telles e o atacante Gabriel Jesus, que sofreram lesões no joelho contra Camarões, foram cortados do restante do torneio no sábado.

Tite disse que Danilo também está liberado para voltar contra a Coreia do Sul na segunda-feira, mas Alex Sandro seguirá fora.

"Ele (Alex Sandro) ainda não pode jogar. Ainda está se recuperando. Danilo e Neymar estão de volta", afirmou.

Tite enfatizou que o retorno de Neymar foi com o total apoio da equipe médica e que a saúde do jogador era a prioridade

"Se ele jogar, é porque está em plena saúde e pronto para começar, para jogar desde o início sem limitações", disse Tite. "Minha preferência é sempre jogar com meus melhores jogadores desde o início".

Com Neymar de volta, Tite disse que não haverá mudanças na linha de frente do time que começou contra a Sérvia, com Lucas Paquetá no meio-campo atrás de Neymar, Vinícius Jr., Raphinha e Richarlison.

O maior ponto de interrogação é quem jogará na lateral esquerda com Alex Sandro e Alex Telles descartados.

Marquinhos ocupou a posição depois que o jogador do Sevilla deixou o campo lesionado contra Camarões, mas o lateral-direito Danilo e o meio-campista Everton Ribeiro também são opções.

"O substituto de Alex Sandro será um jogador que já jogou nessa posição em seu clube. Faça sua pesquisa e você descobrirá quem ele é", disse Tite.