Neymar e Danilo estão fora da fase de grupos da Copa por lesões no tornozelo

Neymar deixa o campo com uma lesão no tornozelo após partida do Brasil contra a Sérvia na Copa do Mundo do Catar

Por Fernando Kallas

DOHA (Reuters) - O atacante Neymar e o lateral-direito Danilo estão fora dos jogos restantes do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo depois de sofrerem lesões na vitória por 2 x 0 sobre a Sérvia na quinta-feira, disse à Reuters uma fonte próxima à seleção nesta sexta-feira.

O Brasil lidera o Grupo G do Mundial do Catar e jogará desfalcado de Neymar e Danilo contra Suíça e Camarões, embora o médico do time tenha confirmado apenas que eles estão fora do próximo jogo contra a Suíça.

"Os exames mostraram uma lesão ligamentar lateral no tornozelo direito do Neymar, junto com um pequeno edema ósseo, e uma lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo do Danilo", disse o médico da seleção, Rodrigo Lasmar.

"Já podemos adiantar que não teremos os dois jogadores para o nosso próximo jogo, mas eles permanecem em tratamento com o nosso objetivo de tentarmos recuperá-los a tempo para essa competição", acrescentou.

Neymar já teve problemas com o pé e tornozelo direitos e parecia nervoso quando deixou o campo no final da partida de quinta-feira.

Na Copa do Mundo de 2014, ele sofreu uma lesão nas costas na vitória nas quartas de final sobre a Colômbia, o que o tirou da derrota por 7 x 1 na semifinal contra a Alemanha.

Na Rússia em 2018, as lesões novamente atrapalharam seu sonho de vencer a Copa do Mundo. No início de 2018, Neymar sofreu uma torção no tornozelo direito que atingiu o quinto metatarso do pé.

Ele ficou fora de 16 jogos pelo Paris Saint-Germain no final da temporada de 2018-2019 e não esteve totalmente em forma, pois jogou com dores pelo Brasil na Rússia até ser eliminado pela Bélgica nas quartas de final.

O atacante sofreu lesões semelhantes em 2019 e no ano passado.

Seu substituto deve ser o jogador do Real Madrid Rodrygo, que atuou na posição de Neymar nos três jogos-treino do Brasil aos quais a Reuters teve acesso em Turim na semana anterior à Copa do Mundo.

A maior dúvida é quanto ao substituto de Danilo, com o veterano Daniel Alves, de 39 anos, sendo o único lateral-direito disponível. O ex-jogador do Barcelona disputou sua última partida pelo time mexicano UNAM Pumas em setembro e sofreu uma lesão no joelho que o incomoda desde então.

O técnico Tite testou o zagueiro Eder Militão, do Real Madrid, como lateral no amistoso contra Gana e pode ser outra opção junto com o meio-campista Fabinho, do Liverpool, que também já jogou como lateral-direito.

Antony e Lucas Paquetá estão doentes e também podem ser desfalques para a partida contra a Suíça na segunda-feira.

(Reportagem de Mitch Phillips)