Napoli supera Juventus nos pênaltis e conquista Copa da Itália

AFP
Jogadores do Napoli erguem o presidente do clube, Aurelio De Laurentiis, durante a comemoração do título da Copa da Itália, 17 de junho de 2020 em Roma
Jogadores do Napoli erguem o presidente do clube, Aurelio De Laurentiis, durante a comemoração do título da Copa da Itália, 17 de junho de 2020 em Roma

O Napoli conquistou o título da Copa da Itália pela sexta vez em sua história ao vencer na disputa de pênaltis (4-2, 0-0 no tempo regulamentar) a Juventus, nesta quarta-feira no Estádio Olímpico de Roma, a três dias da esperada volta do Campeonato Italiano.

Os erros nas cobranças do argentino Paulo Dybala, defendido pelo goleiro Alex Meret, e do brasileiro Danilo, que mandou por cima do gol do Napoli, foram decisivos para a derrota da Juventus, que segue como a maior campeã da história da competição, com 13 títulos.

Do lado napolitano, Lorenzo Insigne, Matteo Politano, Nikola Maksimovic e Arkadiusz Milik converteram todas as cobranças contra o lendário goleiro da Juventus Gianluigi Buffon, de 42 anos.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Gennaro Gattuso, que assumiu o comando técnico do Napoli em dezembro do ano passado, em substituição a Carlo Ancelotti após um início ruim de temporada da equipe, festeja assim seu primeiro título importante como treinador, numa competição que já havia conquistado com o Milan na época de jogador, em 2003.

O título foi o primeiro do Napoli desde 2014, quando conquistou sob o comando do espanhol Rafael Benítez a mesma Copa da Itália.

Já Cristiano Ronaldo terá que esperar para somar mais um título ao enorme currículo. Na temporada passada, o português também não conseguiu erguer a taça da Copa da Itália, após a Juventus perder nas quartas de final para a Lazio.

A Juve terá que focar seus esforços agora no Campeonato Italiano, que volta a ser disputado neste sábado e no qual os comandados de Maurizio Sarri são os atuais líderes com apenas um ponto de vantagem sobre a segunda colocada Lazio, a doze rodadas para o fim da temporada.

O Napoli, sexto colocado no momento da paralisação do futebol devido à pandemia do coronavírus, mira agora terminar o 'Calcio' entre os quatro primeiros para garantir uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

Leia também