Napoli faz 3 a 0 na Udinese e encosta na vice-líder Roma

O Napoli segue firme na busca pelo segundo lugar do Campeonato Italiano. Neste sábado, o time comandado por Maurizio Sarri fez 3 a 0 na Udinese, no Estádio San Paolo, em Nápoles, e encostou na vice-líder Roma na tabela de classificação. Mertens, Allan e Callejon marcaram os gols da vitória napolitana.

Com o resultado, o Napoli se manteve na terceira posição, mas chegou a 70 pontos e ficou a apenas dois da Roma, que aparece no segundo lugar. Além disso, o time azul abriu 11 pontos de diferença para o quarto colocado, a Lazio, e ficou perto de garantir a vaga para a Liga dos Campeões. A Udinese, por sua vez, estacionou na 11º posto, com 40 pontos.

As duas equipes voltam a campo pelo Campeonato Italiano no próximo final de semana. No domingo, dia 23 de abril, o Napoli visita o Sassuolo, às 7h30 (de Brasília), no Città del Tricolore. Mais tarde, às 10 horas (de Brasília), a Udinese recebe o Cagliari, no Friuli.

O jogo – Apoiado pela torcida, o Napoli tomou conta das ações desde o início, controlando amplamente a posse de bola e tomando a iniciativa da partida. No entanto, os donos da casa não conseguiam levar grande perigo à meta defendida por Karnezis. Apesar de ter finalizado oito vezes no primeiro tempo, os napolitanos não foram capazes de balançar as redes.

Fechada na marcação, a Udinese parava as investidas do adversário, porém não conseguia ficar com a bola. O Napoli teve o domínio da pelota durante 76% do tempo nos 45 minutos iniciais, mas abusou das jogadas pelo alto e facilitou o trabalho defensivo da zaga do time visitante.

O Napoli voltou para a etapa final com outra proposta de jogo, tocando mais a bola em busca de espaços na defesa adversária. A estratégia dos napolitanos deu certo e logo aos três minutos Mertens abriu o placar depois de receber passe açucarado do meia brasileiro naturalizado italiano Jorginho.

Atrás no marcador, a Udinese apertou o ritmo e passou a atacar mais para buscar o empate. Aos 17 minutos, Zapata desperdiçou grande oportunidade ao acertar a trave em cabeçada de dentro da pequena área. A resposta do Napoli veio na sequência e foi fatal. O brasileiro Allan aproveitou falha da defesa rival e bateu da entrada da área para ampliar a vantagem napolitana.

O segundo gol foi como uma balde de água fria para a Udinese, freando a tentativa de reação da equipe alvinegra. Por outro lado, serviu de incentivo para o Napoli, que seguiu atacando mais. Aos 27, Callejon aproveitou sobra de bola na área adversária e emendou uma pancada no canto esquerdo para fechar o placar.

Confira resultados da 32ª rodada do Campeonato Italiano:

Inter de Milão 2 x 2 Milan

Roma 1 x 1 Atalanta

Cagliari 4 x 0 Chievo

Fiorentina 1 x 2 Empoli

Genoa 2 x 2 Lazio

Palermo 0 x 0 Bologna

Pescara 0 x 2 Juventus

Torino 1 x 1 Crotone

Sassuolo 2 x 1 Sampdoria

Napoli 3 x 0 Udinese