Nadal vence Berrettini e buscará 4º título do US Open em final contra Medvedev

Por Javier TOVAR
AFP
Nadal disputará a final do US Open pela 5ª vez na carreira
Nadal disputará a final do US Open pela 5ª vez na carreira

O espanhol Rafael Nadal, número 2 do mundo, se classificou nesta sexta-feira à final do US Open e buscará o 4º título do Grand Slam nova-iorquino na carreira contra o russo Daniil Medvedev (5º).

Nadal eliminou o italiano Matteo Berrettini (25º) em três sets, 7-6 (8/6), 6-4, 6-1, após 2h35 de jogo.

"O primeiro set foi frustrante porque tive muitas chances de break e ele nenhuma. E certamente não queria ir para o tie-break contra ele", explicou Nadal após a partida, elogiando o ótimo saque do adversário italiano.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Durante toda a partida, Berrettini não teve uma chance de quebrar o saque de Nadal, enquanto o espanhol aproveitou 4 das 16 oportunidades. Mas, no tie-break do primeiro set, o italiano teve vantagens de 5-2 e 6-4 e as desperdiçou.

"Eu tive sorte de ganhar esse primeiro set, e depois disso a partida foi ficando mais fácil aos poucos. Estou feliz de estar na final após um início de temporada difícil" por causa das lesões, analisou Nadal.

No domingo, Nadal jogará sua 5ª final de US Open na carreira. Nas quatro outras, venceu três (2010, 2013, 2017) e perdeu uma para Novak Djokovic (2011).

Seu adversário será o russo Daniil Medvedev, que vive o melhor momento da carreira e disputou as finais dos três torneios prévios ao US Open, com direito a título no Masters 1000 de Cincinnati.

"É um dos jogadores em melhor forma no circuito. Ele evolui a cada semana. É o melhor jogador da temporada em quadra dura", reconheceu Nadal, que mesmo assim derrotou o russo facilmente na final do Masters 1000 de Montreal.

Em caso de título no domingo, Nadal se aproximará a um do recordista de títulos em Grand Slams, o suíço Roger Federer (20).

Leia também