Nadal, lesionado, é eliminado por Shapovalov nas oitavas do Masters 1000 de Roma

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

O tenista espanhol Rafael Nadal, visivelmente lesionado em um pé, foi eliminado nesta terça-feira nas oitavas de final do Masters 1000 de Roma depois de perder por 1-6, 7-5 e 6-2 para o canadense Denis Shapovalov (N.16).

"Não me machuquei, sou um jogador que vive com uma lesão. Não há nada de novo", disse Nadal depois da derrota.

O número 4 do mundo e rei do saibro, venceu confortavelmente o primeiro set, mas a partir do segundo começou a ter problemas em seus movimentos afetados pela lesão crônica que sofre no pé e que o obrigou a encerrar sua temporada no último mês de agosto, uma notícia nada boa para o espanhol, que tem o objetivo de conquistar seu 14º título em Roland Garros (de 22 de maio a 5 de junho).

Nadal voltou no início do ano e venceu o Aberto da Austrália conquistando assim seu 21º Grand Slam, um recorde, embora após os torneios nos Estados Unidos tenha parado novamente devido a um problema na costela e reapareceu nas quadras do Masters 1000 em Madri na semana passada onde perdeu nas quartas de final para o compatriota Carlos Alcaraz, de 19 anos, a nova sensação do circuito ATP.

- "Eu sonho com esse objetivo" -

"Infelizmente o meu dia a dia é difícil, mas é assim. Às vezes tenho dificuldade em aceitar a situação de não poder treinar normalmente durante dias", explicou Nadal nesta quinta-feira.

"Hoje (quinta-feira) começou a doer no meio do segundo set e se tornou insuportável", admitiu o espanhol que não desiste de Roland Garros.

"Tenho que aceitar a situação e lutar. Ainda tenho um objetivo para uma semana e alguns dias. Sonho com esse objetivo (...) Hoje não pude jogar, mas talvez em dois dias esteja melhor", garantiu ele.

Shapovalov vai enfrentar o norueguês Casper Ruud (N.10) nas quartas de final.

A eliminação de Nadal foi a grande novidade do quarto dia do Foro Italico, que teve vitórias de outros favoritos no masculino.

Novak Djokovic, número 1 do mundo, não teve piedade do suíço Stan Wawrinka, ex-número 3 que tenta retornar ao circuito após um ano e meio de lesões, derrotando-o por 6-2 e 6-2 para chegar às quartas de final do Masters 1000 de Roma.

Nos dois sets, Djokovic quebrou o saque do suíço de 37 anos desde o início e ficou em vantagem, embora no segundo set tenha tido mais dificuldade, já que Wawrinka jogou melhor, obrigando o sérvio a executar vários lances de grande categoria.

- Triunfos de Djokovic, Zverev e Tsitsipas -

"Fui sólido, muito disciplinado do início ao fim, fiz ele se movimentar e você pode ver que ele não se movia como antes, está mais lento", analisou o sérvio em relação ao seu adversário.

Desta forma, Djokovic pode manter sua preparação para Roland Garros (22 de maio a 5 de junho), onde defenderá o título obtido no ano passado.

Depois de um início de temporada difícil, em que não pôde jogar na Austrália e nos Estados Unidos por não estar vacinado contra a covid-19, Djokovic tem feito uma campanha irregular no saibro, com eliminação antecipada em Monte Carlo, semifinal em Madri e a final em Belgrado.

Na sexta-feira ele enfrentará o canadense Félix Auger-Aliassime (9º), que derrotou o americano Marcos Giron, carrasco na quarta-feira do argentino Diego Schwartzman. Em caso de derrota, Djokovic cederá o número 1 do mundo para Daniil Medvedev, apesar do russo estar ausente em Roma.

Outros favoritos como o alemão Alexander Zverev, número 3 do mundo, e o grego Stefanos Tsitsipas (5º), também avançaram para as quartas de final.

Zverev, de 25 anos, conquistou sua 100ª vitória no Masters 1000 em Roma, derrotando o australiano Alex de Miñaur por 6-3 e 7-6 (7/5) nas oitavas de final e enfrentará nas quartas de final o chileno Christian Garín (45º), que alcançou uma grande vitória sobre o veterano croata Marin Cilic (23º) com parciais de 6-3, 4-6 e 6-4.

Zverev conquistou o primeiro grande título de sua carreira em Roma em 2017, derrotando Novak Djokovic na final. No ano seguinte, perdeu a final para Rafael Nadal, para quem voltaria a perder nas quartas de final no ano passado.

Por sua vez, Tsitsipas perdeu o primeiro set por 4-6 para o russo Karen Khachanov (24º), mas voou os dois sets seguintes por 6-0 e 6-3, garantindo assim a passagem para as quartas de final, onde enfrentará Jannik Sinner (13º).

No feminino, a polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, derrotou a bielorrussa Victoria Azarenka (16ª) por 6-4 e 6-1, e avança para as quartas de final.

Com esta vitória, depois de um primeiro set muito difícil para a polonesa, Swiatek amplia sua série de vitórias para 25 e busca seu quinto título consecutivo, poucas semanas antes do início de Roland Garros.

--- Resultados da jornada do torneio de Roma:

. Simples masculino - Oitavas de final:

Novak Djokovic (SRB/N.1) x Stanislas Wawrinka (SUI) 6-2, 6-2

Felix Auger-Aliassime (CAN/N.8) x Marcos Giron (EUA) 6-3, 6-2

Denis Shapovalov (CAN/N.13) x Rafael Nadal (ESP/N.3) 1-6, 7-5, 6-2

Casper Ruud (NOR/N.5) x Jenson Brooksby (EUA) 6-3, 6-4

Jannik Sinner (ITA/N.10) x Filip Krajinovic (SRB) 6-2, 7-6 (8/6)

Stefanos Tsitsipas (GRE/N.4) x Karen Khachanov (RUS) 4-6, 6-0, 6-3

Cristian Garín (CHI) x Marin Cilic (CRO) 6-3, 4-6, 6-4

Alexander Zverev (ALE/N.2) x Alex De Miñaur (AUS) 6-3, 7-6 (7/5)

. Simples feminino - Oitavas de final:

Iga Swiatek (POL/N.1) x Victoria Azarenka (BLR/N.16) 6-4, 6-1

Bianca Andreescu (CAN) x Petra Martic (CRO) 6-4, 6-4

Aryna Sabalenka (BLR/N.3) x Jessica Pegula (EUA/N.13) 6-1, 6-4

Amanda Anisimova (EUA) x Danielle Collins (EUA/N.7) 6-2, 6-2

Ons Jabeur (TUN/N.9) x Yulia Putintseva (CAZ) 6-3, 6-2

Maria Sakkari (GRE/N.4) x Cori Gauff (EUA/N.15) 6-4, 7-5

Jil Teichmann (SUI) x Elena Rybakina (CAZ) 6-7 (3/7), 6-3, 7-5

./bds/ig/dam/iga/dep/mcd/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos