Nadal: 'Estou preparado para minha vida fora do tênis'

Nitto ATP Finals


Rafael Nadal concedeu entrevista coletiva ao lado de Casper Ruud na noite de terça-feira em Buenos Aires na prévia da exibição que terá com o norueguês nesta quarta-feira na capital argentina.

O espanhol respondeu sobre sua vida após a aposentadoria e ele disse estar preparado: "Sou uma pessoa bastante realista, vai chegar o momento que tem que ser, estou preparado para a minha próxima vida fora do tênis, não acho que vai ser um problema para mim, além do processo de adaptação a todas as mudanças e assimilando as coisas. Tenho muitas coisas importantes na minha vida que me fazem feliz para além do tênis. O tênis só foi uma parte importante da minha vida, mas há outras que são tão ou mais importantes. Não acho que meu fim possa chegar em um futuro próximo, de jeito nenhum."


Uma delas é a paternidade o qual virou papai há poucas semanas: "Todas as mudanças na vida levam tempo para assimilar e se adaptar, aconteceu comigo há seis semanas quando me tornei pai pela primeira vez. Estou mais cansado, você dorme um pouco menos, tem uma nova preocupação na sua vida diferente de tudo que já vivi até agora. Não sou nem mais nem menos que qualquer outro pai, imagino que todos o viverão com a maior emoção e entusiasmo, com muita alegria e procurando aproveitar ao máximo os momentos que posso passar com ele”.

Sobre a exibição na Argentina, Rafa disse: "Estou muito feliz de estar aqui na Argentina depois de muitos anos sem ter a oportunidade. Também estou feliz em compartilhar com todos vocês, o público argentino é um público muito conhecedor, muito apaixonado, sempre que estou aqui eles me tratam de maneira incrível, sempre levo lembranças inesquecíveis e uma injeção de energia positiva".


Ao ser perguntado sobre sua carreira com 22 títulos de Grand Slams e 92 na carreira, Nadal apontou: "Se você pensa em alcançar tudo isso aos 18 anos, ou é super arrogante ou super sonhador, eu não sou nenhum dos dois. Sou daqueles que respira o esporte no dia a dia, tentando construir um futuro a partir do trabalho diário, vivendo o presente com a melhor atitude e uma boa educação, então cada pequeno avanço é o que te faz optar por coisas maiores. Nesta altura da minha carreira, estar onde estou é uma dádiva, mas continuo a viver esta corrida com a mesma paixão e entusiasmo”.