Nadal busca 23º título de Grand Slam no Melbourne Park

Rafael Nadal durante partida do Aberto da Austrália em 2022

Por Nick Mulvenney

SYDNEY (Reuters) - Rafael Nadal chegará despreparado ao Aberto da Austrália e com apenas uma vitória desde o Aberto dos Estados Unidos em setembro, mas não seria surpresa se o tenista mantivesse o título conquistado pela segunda vez no ano passado.

Os danos de duas décadas em turnê significam que Nadal tem raramente conseguido se preparar para os campeonatos como os demais jogadores, forçando o atleta a depender de suas habilidades e sua força mental, que lhe renderam 22 títulos de Grand Slam.

Lesões nas costelas, no abdômen e nos pés o mantiveram fora das quadras durante grande parte da temporada depois de Wimbledon no ano passado, e ele foi derrotado nas duas partidas pela United Cup pela Espanha no início do novo ano na semana passada.

Embora dificilmente o ideal, o condicionamento físico conta muito mais do que a forma nesta fase de sua carreira e o espanhol de 36 anos está possivelmente em uma posição melhor do que no início da última temporada, quando Nadal pensou que um problema no pé poderia acabar com sua carreira.

"É verdade que nos últimos meses não pude jogar muito tênis e no início da temporada perdi duas partidas em Sydney, mas honestamente não estou insatisfeito com a preparação", disse Nadal em Melbourne na terça-feira.

"Preciso vencer jogos com certeza, mas a preparação está indo muito bem, treinando muito e acho que estou em boa forma."

(Reportagem de Nick Mulvenney em Sydney)