Nadal bate Ramos e é 1º a conquistar o Masters de Monte Carlo 10 vezes

Nadal bate Ramos e é 1º a conquistar o Masters de Monte Carlo 10 vezes

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Rafael Nadal sagrou-se o primeiro decacampeão da história do Masters 1000 de Monte Carlo neste domingo (23). O espanhol, sétimo no ranking da ATP e quarto cabeça de chave do torneio, venceu com facilidade o compatriota Albert Ramos-Viñolas por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/3, e levantou sua décima taça do torneio realizado na comuna francesa de Roquebrune-Cap-Martin.

A superioridade de Nadal foi notória desde os primeiros games da partida, ameaçando uma quebra logo no primeiro serviço do adversário e conseguindo-a no segundo. Nadal abriu 4 a 1 no set inicial e o fechou em apenas 30 minutos, com nove winners.

Antes do início do segundo set, Ramos pediu atendimento médico por um possível incômodo no ombro, mas mostrou estar bem fisicamente ao confirmar seu saque pela segunda vez na partida. O azarão se mostrou mais competitivo na segunda parcial, mas Nadal prevaleceu ao não dar chances em seu saque e conseguir duas quebras para fechar em 6/3, após uma dupla falta do rival.

Este foi somente o terceiro encontro entre Nadal e Ramos no circuito da ATP e, pela terceira vez, Nadal saiu vitorioso. Os dois duelos anteriores tinham sido no ATP 500 de Barcelona, em 2013 e 2014. Nas duas ocasiões, Nadal bateu o compatriota por 2 sets a 0.

Em Monte Carlo, Nadal começou a escrever sua história em 2005, vencendo o argentino Guillermo Coria na decisão. Nos sete anos seguintes, ninguém derrubou o espanhol no torneio. Ele só veio a ser derrotado em 2013, quando caiu na final para Novak Djokovic. Em 2014 e 2015, o espanhol sequer chegou à decisão, mas recuperou seu domínio no ano passado.

Nenhum tenista chega perto do histórico de Nadal em Monte Carlo. O que chega mais próximo é o britânico Reggie Doherty, que dominou o torneio em sua primeira década de existência, com seu primeiro título em 1897 e o último em 1904 -são seis títulos no período.

O recorde do espanhol no torneio, inclusive, é único na "Era Profissional". Nenhum outro tenista tem dez títulos de uma mesma competição. Nadal também se isolou como o atleta que mais levantou taças no saibro, com um total de 50 e encostou em Djokovic no número de Masters -29 contra 30 do sérvio.