Nadador brasileiro teria desistido de prova por conta de depilação; CBDA nega

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·1 minuto de leitura
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Para Fratus, prova dos 50m individuais traz mais chances de medalha (Foto: Andrea Staccioli/Getty Images).
Para Fratus, prova dos 50m individuais traz mais chances de medalha (Foto: Andrea Staccioli/Getty Images).

*Nota atualizada às 11h15

O nadador brasileiro Bruno Fratus decidiu que não participará da prova de revezamento 4x100 da natação na Olimpíada de Tóquio. A justificativa do atleta passa justamente pela depilação, segundo apuração do UOL. 

Segundo ele, o ato, que deveria ser realizado antes do revezamento, tiraria a sensibilidade de sua pele para a prova dos 50m individuais, que é sua especialidade e seu grande foco. Fratus participou das Olimpíadas de Londres-2012 e Rio-2016, mas ainda não conquistou medalhas. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos nega a informação.

Leia também:

Depilação na natação funciona?

A depilação, no entanto, não é garantia de uma melhor performance na natação. Desde os anos 50, é cultural que atletas do esporte depilem o corpo sob a justificativa de ganhar maior sensibilidade na água.

Mark Spitz, que conquistou sete recordes mundiais e sete medalhas de ouro em sete provas na Olimpíada de Munique, em 1972, fugia dessa regra. O ex-nadador era conhecido pelo seu bigode e só teve alguns recordes quebrados em 2008, nos Jogos de Pequim, por Michael Phelps. 

A equipe do 4x100m livre do Brasil terá Gabriel Santos, Marcelo Chierighini, Breno Correia e Pedro Spajari. Exceto na prova individual de Fratus, essa é a maior perspectiva da equipe brasileira. Bruno compete no dia 30, às 7h da manhã (Brasília). 

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos