Nadador brasileiro com vaga em Tóquio é suspenso preventivamente por doping

Redação Esportes
·2 minuto de leitura
André Calvelo após conquistar o índice olímpico (Satiro Sodré/SSPress/CBDA)
André Calvelo após conquistar o índice olímpico (Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou na tarde desta sexta (23) que um nadador convocado para as Olimpíadas de Tóquio foi suspenso provisoriamente por um teste positivo de doping.

>> Ouça o 'Segunda Bola', o podcast do Yahoo com Alexandre Praetzel e Jorge Nicola

Segundo o jornalista Demétrio Vecchioli, do UOL, o nadador é André Calvelo, de 20 anos, que venceu a prova dos 100 metros live na seletiva olímpica que está sendo realizada pela CBDA nesta semana no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

Leia também:

A CBDA afirma que recebeu um comunicado da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) notificando que o atleta testou positivo fora do período de competição, no dia 18 de março de 2021. Com isso, todas as marcas postadas pelo atleta na seletiva estão suspensas.

Com a suspensão de Calvelo, Gabriel Santos, que ficou em nono nas eliminatórias da seletiva, será convocado para uma tomada de tempo, ainda sem data marcada. Caso Gabriel nade abaixo de 48s57, o tempo do índice olímpico, ele se classifica para os Jogos na prova. Se ele registrar tempo abaixo de 48s87, ele conquista uma vaga no revezamento 4x100m livre. Se Gabriel não conseguir a marca, a vaga fica com Felipe Ribeiro Souza, que terminou em quinto na final em questão.

Confira o comunicado da CBDA:

"A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos recebeu, nesta sexta-feira (23), um comunicado da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem notificando a suspensão provisória imediata de um nadador brasileiro convocado para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

De acordo com o comunicado da ABCD, o teste foi feito fora do período de competição (18 de março de 2021 antecedente à realização da Seletiva Olímpica de Natação). Como o comunicado foi enviado à CBDA nesta sexta-feira, às 15h33, todos os resultados do nadador na Seletiva Olímpica estarão suspensos provisoriamente até decisão em contrário. Vale ressaltar que o processo corre em sigilo e informações complementares são responsabilidade da agência reguladora.

O nono colocado na prova do atleta suspenso será convocado para uma tomada de tempo oficial válida para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Caso a marca não supere as dos demais atletas da prova, o nadador com colocação subsequente será convocado para os Jogos Olímpicos."