Na mira do Vasco, Rato foi um dos maiores finalizadores do Brasileiro

Wellington Rato marcou 15 gols na temporada (Arte LANCE!)


Semifinalista da Copa Sul-Americana, mas rebaixado no Campeonato Brasileiro, o Atlético Goianiense teve uma temporada cheia de altos e baixos. Porém, apesar da irregularidade no ano, alguns jogadores conseguiram se destacar individualmente. Entre eles, o meia-atacante Wellinton Rato, que está na mira do Vasco para 2023.

> GALERIA: Terans, Pedro Raul, Vojvoda… Saiba a situação de 14 “queridinhos” do mercado atual

O jogador de 30 anos foi o artilheiro do Dragão no Brasileirão, com 8 gols marcados, e um dos atletas que mais deram passes decisivos no campeonato (11ª). Titular em 33 dos 36 jogos, Rato serviu seus companheiros 51 vezes, segundo dados do site Sofascore, apenas cinco a menos do que Arrascaeta, do Flamengo, o 10º no ranking.

Canhoto e dono de uma bola parada perigosa, Wellington atuou tanto centralizado quanto mais aberto pelos lados. Independente da posição, arriscou sempre seus chutes de média distância. Rato foi o 4º maior finalizador do Brasileiro, com 96 tentativas. Apenas Germán Cano, artilheiro pelo Fluminense, Gustavo Scarpa, um dos principais destaques do campeão Palmeiras, e Calleri, goleador do São Paulo, concluíram mais vezes em gol.

Revelado pelo Osasco Audax, Wellington defendeu as camisas do Audax Rio, Dom Bosco, Red Bull Brasil, Caldense, Sampaio Corrêa, Joinville e Ferroviário, antes de chegar ao Atlético, em 2020. No ano passado foi emprestado ao Nagasaki, do Japão, aonde marcou 7 gols e deu duas assistências em apenas 23 jogos. De volta à Goiás, viveu sua melhor temporada da carreira, estufando as redes 15 vezes e dando sete assistências em 70 partidas.

WELLINGTON RATO NO BRASILEIRO 2022
- Dados do Sofascore

36 jogos
8 gols
3 assistências
51 passes decisivos
​96 finalizações
36 dribles
29 desarmes