Na mira do São Paulo, Tiquinho Soares é centroavante de área com bons números - conheça os feitos do jogador

Lucas Humberto
·3 minuto de leitura

O São Paulo de Hernán Crespo tem tudo para ser mais ofensivo que na temporada passada. Os dirigentes do clube estão buscando um definidor para se juntar a Luciano, Pablo e companhia no ataque tricolor. Um dos nomes que aparecem entre as possibilidades da equipe paulista é Tiquinho Soares, brasileiro que rescindiu seu contrato recentemente com o Tianjin Teda, da China.

O centroavante foi revelado pelo América de Natal e defendeu equipes menores no cenário nacional, como Botafogo, Treze, CSP e Sousa, da Paraíba, além de Cerâmica, Veranópolis e Pelotas, do Rio Grande do Sul.

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

Em 2014, o atacante foi contratado pelo Nacional, de Portugal, e viveu o grande ponto de virada da sua carreira. Tiquinho precisou de nove jogos para marcar seu primeiro gol pelo time e mais seis para tomar a titularidade. Depois disso, encontrou o caminho das marcações e não parou mais: foram 16 bolas na rede em 49 jogos.

Na temporada 2016/17, Soares trocou o Nacional pelo Vitória de Guimarães, também de Portugal, onde disputou apenas 24 partidas e anotou 10 tentos. No mesmo ano, ele foi contratado pelo Porto, conquistando dois títulos nacionais.

Em três anos e meio pelos Dragões, Tiquinho viveu seu ápice como jogador: ele marcou 79 vezes em 170 partidas, considerando jogos realizados entre fevereiro de 2017 e julho de 2020. Veja dados detalhes do site oGol:

Campanha de Tiquinho Soares em Portugal

  • Nacional - 16 gols em 49 jogos; 3137 minutos em campo

  • Vitória de Guimarães - 10 gols em 24 jogos; 2088 minutos em campo

  • Porto - 79 gols em 170 jogos; 10554 minutos em campos

  • Total: 105 gols em 229 jogos; 15771 minutos em campo

  • Média: 1 gol a cada 150 minutos em campo

Nas redes sociais, o nome do jogador agradou alguns torcedores:

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

Tiquinho faria a diferença no Morumbi?

Tiquinho Soares é conhecido no futebol português pela sua presença de área. Se receber boas bolas, é provável que consiga convertê-las em gol ou criar grandes dificuldades aos defensores do time adversário.

Fora da área, por outro lado, Soares já não consegue ser tão efetivo assim. Nesse caso, Hernán Crespo e sua comissão técnica precisam avaliar a presença dos outros jogadores em um provável sistema ofensivo com Tiquinho. Luciano e Pablo já desempenharam bem as funções de ponta e podem construir boas oportunidades com velocidade pelos lados.

Tiquinho Soares seria uma boa adição ao sistema ofensivo do São Paulo. | Quality Sport Images/Getty Images
Tiquinho Soares seria uma boa adição ao sistema ofensivo do São Paulo. | Quality Sport Images/Getty Images

De acordo com estatísticas do Footstats (via UOL), o São Paulo é o time que mais cruza no Paulistão 2021, com 121 bolas lançadas na área. Dessas, somente 24 tiveram algum destino, gerando baixo aproveitamento de 19,8%.

Isso significa que um centroavante de área poderia, sim, fazer a diferença no plantel de Crespo e definir as principais jogadas da equipe, desafogando outros atacantes.