Números indicam o que pode ser decisivo para o Flamengo ser octa

Lazlo Dalfovo
·3 minuto de leitura


O Flamengo viu o término da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro alimentar as expectativas pelo título como não se via há dias. A distância para o Internacional (líder) é de um ponto e, como ainda haverá confronto direto, permite que o Rubro-Negro seja campeão caso vença os dois próximos jogos. Para isso, será essencial calibrar a pontaria e ser letal nesta linha de chegada.

Ainda sem assumir a liderança nesta edição, o Flamengo pode dar o "bote" na hora certa. As oportunidades têm sido criadas em profusão, tanto que a média por jogo já supera a da campanha do Brasileiro de 2019, por exemplo. Resta acertar o pé nas oportunidades dentro da área.

+ Novo manto vindo aí: confira a evolução das camisas 1 do Fla no século

De acordo com o site "Sofascore.com", o Fla é o clube que mais acumula "grandes chances perdidas": 82, ao todo. A média é de 2.4 por partida. E o Rubro-Negro necessita de 6.4 chutes para marcar um gol, além de converter 31% das chances criadas. No ano do hepta, a porcentagem de conversão era 47%, por exemplo. Veja o gráfico a título de comparação:

Estatisticas Flamengo
Estatisticas Flamengo

Comparação do Fla de 2019 com o atual (Foto: Divulgação / SofaScore)

Mesmo sem a eficiência de outrora, o Flamengo possui o ataque mais positivo da edição atual: 63 gols marcados. E, para ser campeão antecipadamente, terá que superar o Corinthians e o Internacional nas próximas rodadas, sendo que o Inter possui a melhor defesa do Brasileirão, com 33 gols sofridos.

TRIO É APOSTA PARA DECIDIR

O mantra é pensar "jogo a jogo", conforme destacou Arrascaeta. E será essencial para o Fla que o uruguaio, Bruno Henrique e Gabigol, sobretudo, já que é quem mais desperdiça chances no Brasileirão, acentuem a sua efetividade neste período de "gás final".

Em parceira com a nossa reportagem, o Sofascore também disponibilizou números atuais de conversão de chances de Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabi em comparação aos deles próprios em 2019, o ano quase perfeito para o Flamengo. Veja abaixo:

ARRASCAETA

Estatisticas Flamengo
Estatisticas Flamengo

Arrascaeta chegará a 100 jogos pelo Fla (Foto: Divulgação / SofaScore)

Estatisticas Flamengo
Estatisticas Flamengo

Mapa de calor e mais números do meia (Foto: Divulgação / SofaScore)

BRUNO HENRIQUE

Estatisticas Flamengo
Estatisticas Flamengo

BH tem 20 gols na temporada (Foto: Divulgação / SofaScore)

Estatisticas Flamengo
Estatisticas Flamengo

Mapa de calor e mais números de BH (Foto: Divulgação / SofaScore)

GABIGOL

Estatisticas Flamengo
Estatisticas Flamengo

Gabigol é o artilheiro do Fla: 25 gols (Foto: Divulgação / SofaScore)

Estatisticas Flamengo
Estatisticas Flamengo

Mapa de calor e mais números de Gabi (Foto: Divulgação / SofaScore)

O trio citado acima está no top-3 de assistências do Fla na temporada: Gabigol e Arrascaeta com 12, enquanto Bruno Henrique tem 10. Ou seja, é um reflexo da boa participação coletiva dos astros, que, indiscutivelmente, têm tudo para serem protagonistas do octa ao afiar a pontaria nas próximas "decisões".

CHANCES DE TÍTULO E TABELA

Depois do tropeço do líder (derrota para o Sport, na quarta-feira), as chances de título para o Fla aumentaram para 40%, de acordo com o matemático Tristão Garcia (via site Infobola). O Inter está com 54%. Veja mais aqui.

+ Fla na cola do Inter: confira a tabela completa do Brasileirão

E, agora, em busca de assumir a liderança e aumentar ainda mais as chances de título, o Flamengo volta a campo neste domingo, às 16h (de Brasília), para encarar o Corinthians, no Maracanã. A partida será válida pela 36ª rodada do Brasileirão e terá transmissão em Tempo Real do L!.