Do 'não' ao Brasil à Copa: conheça brasileiro que superou concorrência e se firmou em Portugal


Nascido em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, o meia Matheus Nunes irá disputar a Copa do Mundo, mas não representará o Brasil. O atleta do Wolverhampton chegou a ser convocado por Tite em 2021, mas recusou a Seleção Brasileira para defender Portugal, e hoje está na lista de Fernando Santos para o Mundial no Qatar.

+ Veja comparações de figurinhas de jogadores veteranos da Copa do Mundo

Matheus não passou por nenhum clube no Brasil e criou raízes em Portugal na adolescência. Aos 13 anos, se mudou com a mãe e o padrasto para Ericeira, cidade próxima de Lisboa. Lá, ele iniciou os estudos e passou a integrar o Grupo Desportivo União Ericeirense, que disputa as divisões inferiores do país.

Na temporada 2018/2019, foi transferido para o Estoril e depois passou a integrar a equipe sub-23 do Sporting. O garoto ganhou prestígio no clube da capital e cavou espaço na equipe principal. Ao mesmo tempo em que lutava pelo sonho de se tornar jogador profissional, ajudava o padrinho com o atendimento na Padaria Pão da Vila.

O ‘ponto de virada’ na carreira internacional de Matheus Nunes foi em agosto de 2021, quando Tite surpreendeu e chamou o jogador de 23 anos para os jogos do Brasil nas eliminatórias. Contudo, o meia sabia do interesse de Portugal nele e decidiu não se apresentar para os compromissos da Seleção Brasileira.

Três dias depois, Matheus apareceu na lista de Fernando Santos para os jogos da seleção lusitana contra Qatar e Luxemburgo.

+ Veja tabela e simule a fase de grupos da Copa do Mundo no Qatar

Matheus Nunes - Sporting
Matheus Nunes - Sporting

Matheus despontou para o futebol mundial no Sporting (Foto: Reprodução / Instagram)

Desde então, o brasileiro naturalizado português despertou o interesse de clubes ingleses, e o Wolverhampton fez de Matheus sua contratação mais cara da história (45 milhões de euros).

O atleta ganhou moral com Fernando Santos e passou a ser figura regular na seleção. Com nove jogos e um gol por Portugal, Matheus superou concorrentes vistos como nomes certos para a Copa, como Renato Sanches, e ficou com a vaga para o Mundial

- Tínhamos de ir jogador a jogador. Fiz uma lista de 55, tinha laterais, médios... Tínhamos de ir esmiuçando. Os 26 que foram convocados acham que foi feita justiça, os outros que não. Respeito todos como sempre fiz - explicou Fernando Santos.

Com uma ajuda do destino, Matheus Nunes pode enfrentar o Brasil de Tite em um possível confronto nas oitavas de final, ou até mesmo na decisão do Mundial no Qatar.