Músicas da Copa: Comerciais, canções e 'hinos' marcam história dos mundiais

Músicas da Copa: Waka Waka, de Shakira, é considerada a melhor da história do torneio (Photo by Mike Egerton - PA Images via Getty Images)
Músicas da Copa: Waka Waka, de Shakira, é considerada a melhor da história do torneio (Photo by Mike Egerton - PA Images via Getty Images)

Com a proximidade do início da Copa do Mundo, a cabeça do torcedor vai entrando no ritmo do Mundial. E outro ritmo que embala os torneios são as músicas que se destacam no período das Copas. A ideia deste texto é que você mergulhe na nostalgia e relembre as músicas da Copa que se eternizaram ao longo de tantos anos de competição.

Pra frente Brasil - 1970

Para muitos a música mais célebre da seleção brasileira ao longo dos tempos, Pra Frente Brasil foi criada dentro do contexto do AI-5 - Ato Institucional da Ditadura Militar que fechou o Congresso Nacional e mergulhou o Brasil em um contexto de torturas, mortes e desaparecimentos - como forma de exaltar o patriotismo. Logo a música foi incorporada também como tema da seleção do Tri, que encantou o mundo.

Leia também:

Voa canarinho, voa - 1982

Naquela que é considerada a maior seleção brasileira de todos os tempos depois do Brasil de 1970, o time de 1982 marcou gerações e também nos brindou com a canção "Voa canarinho, voa", que embalou a equipe durante o Mundial na Espanha.

Número 1 - 1994

Na expectativa para o tetracampeonato mundial nos Estados Unidos, em 1994, a Brahma criou um dos comerciais mais populares da história do futebol brasileiro. E consagrou o refrão: "Vai Brasil dá um show, mete a bola na rede". Na publicidade aparecem os principais jogadores daquele time, incluindo Ronaldo Fenômeno, na época com 17 anos.

La Copa de la Vida - 1998

Em 1998, a Copa da França teve a música oficial estrelada por Ricky Martin. É lembrada por muitos que acompanharam o Mundial por causa do refrão: "gol, gol, gol, ole, ole, ole"

No ritmo do Olodum - 2002

Um dos símbolos do pentacampeonato brasileiro na Coreia e no Japão foi o Olodum. Nas transmissões dos jogos do Brasil na TV Globo, o narrador Galvão Bueno reservava um espaço para que a banda tocasse e embalasse as madrugadas e manhãs brasileiras. A participação do Olodum nas Copas se tornou frequente desde então.

Festa - 2002

Um dos primeiros sucessos de Ivete Sangalo, a música "Festa" explodiu durante a Copa do Mundo. Inclusive, o técnico Felipão colocava a canção para motivar a seleção brasileira na conquista do penta.

Tartaruga - 2002

Também no ano do penta, a Brahma lançou outra publicidade que marcou época: a da tartaruga que ia do Brasil até o Japão fazendo embaixadinha. Alerta de spoiler: se ouvir o refrão chiclete, vai ficar cantando o dia inteiro.

Wavin' Flag - 2010

Na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, a música Wavin' Flag, do rapper K'naan, foi lançada pela Coca-Cola, uma das patrocinadoras do evento e ganhou o mundo.

Waka Waka - 2010

Eu sei que você abriu esse texto procurando pela música que é considerada a melhor canção tema da história das Copas. Bem, cá está Waka Waka, de Shakira, que embalou o Mundial na Africa do Sul e elevou ainda mais a carreira da cantora.

Abertura oficial - 2014

Se você não cantou O...E...A neste exato momento, morreu por dentro! O clipe de abertura oficial da Copa do Brasil, em 2014, encantou o mundo. E o início do clipe, que aparecia em todas as transmissões dos jogos, também ficou eternizada na história das Copas.

Mil gols - 2014

A Copa do Brasil também marcou uma disputa nas arquibancadas entre brasileiros e argentinos. Os hermanos vieram em peso ao Brasil e saíram frustrados: além de perderem a final da Copa, ainda foram agraciados pela música "mil gols", que exalta Pelé em detrimento de Maradona.

Brasil, olê, olê, olê - 2018

Criado pelo Movimento Verde e Amarelo, que tem como objetivo criar uma torcida organizada da seleção brasileira, a música Brasil, olê, olê, olê, estourou na Copa da Rússia em 2018. Será que em 2022 terão que criar outra versão?